Chapa 1 é reeleita e segue na gestão de Conselho Regional de Odontologia do RS

Chapa 1 é reeleita e segue na gestão de Conselho Regional de Odontologia do RS

Ao todo, 11.506 eleitores participaram do pleito, que foi realizado on-line

Caroline Garske

publicidade

A chapa 1 venceu a eleição do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS), realizada na sexta-feira, para definir a gestão da autarquia pelo próximo biênio (2024-2025). A chapa vencedora recebeu 5.639 votos, o que representa 56,12% dos votos válidos. Já a chapa 2 recebeu 4.408 votos, ou seja, 43,88%. Também foram contabilizados 843 votos em branco e 616 nulos. Ao todo, 11.506 eleitores participaram do pleito, que foi realizado on-line.

Conforme o atual presidente do CRO/RS, Nelson Eguia, integrante da chapa 1, que foi reeleita, a quantidade de votos computados nesta eleição superou em percentual qualquer eleição já realizada no Conselho. São dez conselheiros eleitos - cinco titulares e cinco suplentes. No dia 1º de janeiro, ao tomar posse, é feita a escolha da diretoria.

O CRO/RS tem o papel principal de fiscalizar o exercício profissional em defesa da população. “A gente cuida para que se tenha o bom trabalho da Odontologia e para que a sociedade seja bem atendida”, explica Eguia. Um dos objetivos, segundo o atual presidente, é o incremento da fiscalização, através de uma fiscalização itinerante no interior do Estado, e a ampliação do Sorriso Justo. “É uma das nossas bandeiras, na qual impedimos que editais de concursos para dentistas com salários abaixo do piso prosperem. Queremos ampliar esse trabalho que é muito importante para a classe”, acrescenta. 

Um dos sucessos da gestão, conforme Eguia, foi a realização da campanha Maio Vermelho, que tem como intuito a prevenção ao câncer de boca. “Pela primeira vez tivemos um resultado maravilhoso, foram mais de quatro milhões de pessoas atingidas com informações a respeito e queremos continuar esse trabalho.”

Outra bandeira, o Sorriso Seguro, que faz a fiscalização dos postos de saúde, já realizou cerca de 1,3 mil visitas em postos em 200 municípios. “Fiscalizamos as unidades e oficiamos para que sejam feitos os reparos. Esse trabalho será ampliado com a fiscalização do interior e a itinerante que dá mais agilidade ao trabalho.” Enguia salienta que o CRO/RS foi o primeiro conselho de Odontologia do país a desenvolver essa atividade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895