Chapecó lança serviço de escuta e acolhimento

Chapecó lança serviço de escuta e acolhimento

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h

Agostinho Piovesan

O trabalho é realizado por oito psicólogos que atuam na Rede Municipal de Saúde.

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A Prefeitura de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, através da secretaria da Saúde, lançou nesta quarta-feira, o serviço de escuta e atendimento às pessoas que apresentam instabilidade emocional, causada pelo coronavírus. O trabalho é realizado por oito psicólogos que atuam na Rede Municipal de Saúde e se constitui na escuta qualificada, por telefone, e oferece orientações e possíveis encaminhamos para cada caso.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental de Chapecó, Luciana Bertaso de Azevedo, para a maioria das pessoas, lidar com a instabilidade emocional causada pela pandemia do Covid-19 não tem sido uma tarefa fácil. “Esse serviço foi pensado para oferecer atendimento visando diminuir ou evitar o agravamento dos casos de saúde mental”, disse. Ela acrescenta que este é um serviço destinado às pessoas que se sintam impactadas emocionalmente por este momento e que necessitem de escuta e orientação.

Luciana garante que todas as pessoas que ligarem serão atendidas. Lembra que não se trata de psicoterapia online e que o sigilo das informações e código de ética do profissional sempre será mantido. ”As pessoas irão se identificar com dados pessoais e durante a escuta o psicólogo buscará conhecer a realidade da pessoa, seus medos e angústias, sendo que os casos graves serão encaminhados para os serviços de saúde mental do município, que contam com equipes multiprofissionais”, observa.

A coordenadora cita que a população está enfrentando um grande desafio, em que o isolamento social, a nova rotina, as mudanças de planos, as questões financeiras e principalmente o medo da doença são fatores desencadeantes de crises emocionais. “E nesta realidade toda zelar pela saúde mental é tão importante quanto cuidar da nossa saúde física”, conclui.

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. O cidadão poderá acessar o serviço pelo telefone (49) 3321-0030.

Em Chapecó, já foram confirmados seis casos de Covid-19, dos quais cinco já recuperados e um está em isolamento domiciliar.


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