Chapecó restringe funcionamento de comércio e circulação em espaços públicos

Chapecó restringe funcionamento de comércio e circulação em espaços públicos

Município registrou 336 novos casos de coronavírus no último fim de semana

Agostinho Piovesan

Município registrou 336 novos casos de coronavírus no último fim de semana

publicidade

Em mais uma ação municipal que visa controlar a disseminação do coronavírus, entrou em vigor, nesta segunda-feira, o decreto que estabelece o fechamento dos serviços considerados não essenciais às 22h em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Segundo o prefeito Luciano Buligon, a restrição, das 22h às 5h, permanece até a meia-noite do dia 31 de dezembro.

“Temos que conter o aumento do número de casos de coronavírus, sendo que somente no final de semana tivemos 336 novos casos e chegamos a 13.656 nesta segunda-feira”, disse. Também a partir da segunda-feira as praças e parques estarão fechados e não poderá haver circulação de pessoas nesses locais.

O Poder Público informou que as limitações não incluem a circulação de pessoas em casos de necessária ao atendimento de situação de emergência, ao percurso de ida e volta do trabalho. Igualmente, a medida não afeta o funcionamento de atividades e serviços essenciais, entre as quais, saúde, assistência social, segurança pública e privada, defesa civil, transporte de passageiros, atividades de água, esgoto e energia elétrica, além da produção, comercialização e entrega de alimentos, bebidas, produtos de saúde e higiene, vigilância sanitária, serviços bancários e postais, transporte aéreo, aquático, terrestre e de cargas e atividades da imprensa.

O trabalho de fiscalização do cumprimento das regras estabelecidas no decreto ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária, das equipes de Segurança Pública e das equipes de Fiscalização vinculadas à Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade (SEDEMOB).

Novos casos

Chapecó registrou 366 novos casos de coronavírus no fim de semana. Com isso, o total de pessoas que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 passou de 13.290 de sexta-feira para 13.656 nesta segunda-feira. Destes casos, 1080 estão ativos e 12.460 são considerados recuperados. Há 1.159 pacientes que aguardam resultados de exames.

Nos hospitais de Chapecó, há 91 pessoas internadas. são moradores de Chapecó e região Oeste de SC que tiveram diagnóstico positivo ou estão com suspeita de Covid-19. Dos 91, 46 estão na UTI e 45 em leitos de enfermaria. Dos pacientes que estão na UTI Covid, 35 estão no Hospital Regional do Oeste (HRO), com isso a taxa de ocupação é de 100%. Os outros 11 estão na Unimed, onde a taxa de leitos ocupados é de 79%. São 35 leitos habilitados na rede pública e 35 na rede privada.

Já dos 45 internados de enfermaria, 24 pacientes estão no HRO, onde a taxa de ocupação é de 83%. Na rede privada, com 21 pessoas internadas, a ocupação é de 55%. No final de semana Chapecó confirmou três óbitos em decorrência da Covid-19. O número de mortes em dezembro soma 23.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895