Chegada de argentinos preocupa autoridades de Uruguaiana
capa

Chegada de argentinos preocupa autoridades de Uruguaiana

Fronteira com o país vizinho está fechada desde sábado

Por
Mauren Xavier

publicidade

A pandemia do novo coronavírus e o fechamento de fronteira da Argentina têm gerado preocupação na cidade de Uruguaiana, que faz divisa com o país vizinho. Isso porque nos últimos dias centenas de argentinos têm chegado na cidade na espera da reabertura da fronteira. Em função da pandemia, a Argentina fechou a entrada de qualquer pessoa até a meia noite do dia 31 de março. Porém, há receio que esse prazo possa ser ampliado. 

Acompanhando a situação, o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), encaminhou ofícios ao governador Eduardo Leite sobre o panorama atual. A preocupação, segundo o deputado, é a necessidade do acompanhamento da situação por questões sanitárias e econômicas.

"Há argentinos que estavam em diversos estados brasileiros e que estão vindo para Uruguaiana para aguardar a liberação da fronteira. Porém, esse deslocamento preocupa, uma vez que a cidade não tem nenhum caso da doença", afirmou ele, na noite deste domingo. Entre outros pontos, o deputado pede que o governo do Estado auxilie no contato com as autoridades argentinas para permitir que os estrangeiros cruzem a fronteira, o que está proibido deste o sábado passado.