O balneário de Itapuã, em Viamão, também está sendo duramente atingido pelo avanço da cheia do Guaíba. A localidade registra ao menos três pontos com transtornos. Dois deles estão na rua Godoi Saraiva, onde duas quadras estão com o trânsito interrompido por conta de alagamentos. Já o ponto mais crítico na região é na praia dos Passarinhos, onde cerca de 20 casas estão ilhadas.
Uma delas é a do pescador Deomar Bierhals, que teve parte do pátio e pavimento inferior atingida pela cheia. Para chegar e sair do local, é necessário atravessar um grande acúmulo de água na orla do Guaíba, em meio aos entulhos de árvores trazidos pela cheia. Além disso, ele conta que precisou amarrar pneus em volta de seu barco de pesca, para evitar danos no casco da embarcação que podem ser causados pelos troncos e galhos.
- O que falta para destravar a obra de contenção de cheias em Eldorado do Sul
- Moradores ilhados do Guarujá seguem em casa para evitar perdas e temem novo aumento repentino do Guaíba
- Após chuvas, balsa fica fora de operação e moradores de Liberato Salzano e Cerro Grande pedem construção de ponte
“Começou a alagar na semana passada, mas minhas coisas estão desde o ano passado no alto. Não em porque baixar. É só para ter que levantar de novo logo adiante. Somos pescadores e ribeirinhos. Não tem como sair daqui, temos que aguentar”, explicou. Em outro ponto da praia dos Passarinhos, um morador colocou sacos de areia no pátio para tentar evitar a inundação.
De acordo com a subprefeitura de Itapuã, a cheia ainda não atingiu um nível necessário para fazer a remoção de famílias e, até o momento, os principais transtornos estão relacionados com os pontos de alagamentos. A expectativa da subprefeitura é de que uma mudança no vento nos próximos dias ajude no recuo do Guaíba na localidade.