Chuva alaga piquetes e ruas do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Chuva alaga piquetes e ruas do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

GAM3 Parks afirma que "agiu imediatamente para minimizar os transtornos causados pelo alagamento"

Felipe Faleiro

Alguns dos piquetes afetados estavam fechados neste começo de tarde

publicidade

A água invadiu a entrada de ao menos quatro piquetes do Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira, diante do excesso de chuva que atinge a Capital desde a noite de ontem. Ela invadiu ruas internas do acampamento, iniciado na última sexta, e com programação prevista até o próximo dia 20. Piqueteiros, sob anonimato, relataram frustração e preocupação com a drenagem do espaço.

As obras de infraestrutura do Harmonia haviam sido feitas pela GAM3 Parks, concessionária responsável pelo parque, antes do começo da instalação dos piquetes. Após o registro do excesso de água, uma equipe da concessionária foi encaminhada para desobstruir os canais que levam a água da chuva para a rede pluvial. Em nota, a empresa disse ainda que a equipe operacional "agiu imediatamente para minimizar os transtornos causados pelo alagamento", e que os problemas foram restritos a uma quadra do acampamento.

O funcionamento em geral do parque não é afetado, em 15 piquetes onde houve entrada de água estavam fechados neste começo de tarde. A GAM3 Parks atua no local com pelo menos uma retroescavadeira, bem como outros equipamentos de drenagem. A Defesa Civil Municipal havia emitido alerta para volumes de precipitação de até 70 a 100 milímetros nesta segunda-feira, o que representa 70% da média de 167 milímetros para setembro em Porto Alegre. No interior do Rio Grande do Sul, o volume excessivo causa transtornos, com duas mortes já confirmadas, uma em Mato Castelhano e outra em Passo Fundo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895