Chuva de três dias superou média de todo mês de março no Vale dos Sinos

Chuva de três dias superou média de todo mês de março no Vale dos Sinos

Cidades da região sofreram danos causados pelos temporais, como alagamentos, quedas de árvores e obstrução de vias

Correio do Povo

Defesas Civis da região se preparam para uma eventual volta da chuva

publicidade

Uma das regiões afetadas pelas fortes chuvas, o Vale do Sinos amanheceu, nesta terça-feira, sob neblina, efeito da umidade registrada na segunda-feira e do resfriamento noturno proporcionado pela abertura do tempo na madrugada. Em apenas três dias, a Defesa Civil de Novo Hamburgo, registrou o acumulado de 170 milímetros de chuva, bem acima da média de 135 milímetros para todo o mês de março, confirmando o alerta de chuvas intensas para a região

Segundo a prefeitura, a preocupação era com encostas de morros e áreas ribeirinhas. No início da semana, durante uma vistoria em áreas de risco, duas casas foram interditadas, uma do bairro Kephas, em razão de risco de movimento de massa, e outra no bairro Boa Saúde, localizada às margens de arroio e com risco de colapsar. Nestas ações, o trabalho foi acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e dos Centros de Referência em Assistência Social de Novo Hamburgo. As famílias foram abrigadas na casa de amigos e parentes.

A prefeita Fátima Daudt se reuniu com equipes da Defesa Civil e secretarias municipais para orientações sobre o Plano de Contingência, visando minimizar os danos causados pela chuva. “Vamos seguir monitorando as áreas de risco na cidade. A previsão é que as chuvas comecem a diminuir, mas o alerta meteorológico continua até esta terça-feira”, enfatiza o coordenador da Defesa Civil, Claudiomiro da Fonseca.

Em São Leopoldo, um temporal causou fortes ventos desde o final de semana e chuva de mais de 25 milímetros e em menos de uma hora causou pontuais alagamentos em vias, derrubou uma árvore de grande porte na avenida São Borja, no bairro Rio Branco e causou deslizamento obstruindo a pista na Rua Felipe Camarão, na Scharlau.

As equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Bombeiros atuaram na ocorrência da queda da árvore que causou interdição parcial da via no sentido centro ao bairro. A RGE foi acionada e as equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) de São Leopoldo atuaram na retirada, próximo ao Posto Kauer. Equipes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) também se somaram às demais equipes com os trabalhos emergenciais de desobstrução de redes e vias.

Outras cidades como Campo Bom, Estância e Sapiranga também sofreram com inundações, problemas com falta de energia elétrica e queda de árvores. Há um alerta da Defesa Civil do RS para risco de cheia no Rio dos Sinos nas próximas horas. O manancial já apresenta elevação em Campo Bom. A partir desta quarta-feira está prevista a volta das altas temperaturas e para o final da semana são esperadas novas pancadas de chuva mas sem a intensidade das que foram registradas na segunda-feira, quando choveu quase 40% do total previsto para os 31 dias de março.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895