Chuva em área de barragens ainda é insuficiente em Bagé

Chuva em área de barragens ainda é insuficiente em Bagé

Precipitação de aproximadamente três horas foi bastante irregular na cidade

Angélica Silveira

publicidade

Até esta quinta-feira havia chovido apenas 4mm no mês de março em Bagé. Autoridades da maior cidade da Campanha comemoram a precipitação que começou no início da noite desta quinta-feira e foi até às 22h. Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, Everton Kaupe, a chuva desta quinta-feira foi o início. “Precisamos de mais precipitações de chuva, mas foi um início que já ameniza a situação extrema da estiagem na área rural”, destaca.

Segundo o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB), foram registrados 37,5 mm de precipitação na Estação de Tratamento de Água (ETA). O acumulado de março segue bem abaixo da média, totalizando 44,4 milímetros. Em nota, o DAEB considera a chuva bem-vinda, mas ainda insuficiente para reverter a situação das barragens que abastecem a cidade.

A precipitação de aproximadamente três horas foi bastante irregular, apresentando índices variados, dependendo do ponto da cidade ou zona rural. Na barragem da Sanga Rasa, choveu 35 milímetros, enquanto que na Pirai, 15 milímetros. Elas seguem em níveis críticos.

O nível da barragem Sanga Rasa, a principal da cidade, está 7,70 metros abaixo do ideal e a do Piraí, 4,40 metros negativos, e a Emergencial, 0,55m.

Com isto, o Daeb mantém a ampliação do racionamento para 15 horas diárias, a partir desta terça-feira. O setor 1 será abastecido das 3h ao meio-dia e o setor 2, das 18h às 3h.

Para apoiar os bairros que ficam nas chamadas pontas de rede, onde a água demora muito para chegar, caminhões-pipa estão sendo utilizados para abastecer as casas e escolas localizadas nestas regiões. Pedidos de caminhões-pipa e outras emergências podem ser solicitados pelos telefones (53) 32407800, 08005102219 ou 115.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895