Chuva não ameniza situação em Bagé

Chuva não ameniza situação em Bagé

Cidade segue passando por racionamento de água de 15 horas diárias

Angélica Silveira

publicidade

A chuva que caiu em Bagé durante a noite desta quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira não amenizou a situação da estiagem. Segundo o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB), na Estação de Tratamento de Agua (ETA) foram registrados apenas 13,5 milímetros.

Com isto, até esta quinta-feira choveu 63 milímetros na cidade, sendo que a média de março é de 113,5 milímetros. Com isto, a principal barragem da cidade, a Sanga Rasa segue 8,10 metros abaixo do nível ideal, a Pirai 4,70 metros e a Emergencial está cheia.

A cidade segue passando por racionamento de água de 15 horas diárias, sem previsão de encerramento das medidas. Após o decreto de situação de emergência em função da estiagem ser reconhecido pela União, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Coordenador da Defesa Civil Municipal, Éverton Kaupe esteve em Porto Alegre, na Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, para entregar o formulário de solicitação de recursos federais.

O dinheiro irá ajudar a amenizar os prejuízos causados no município pela estiagem. Segundo Kaupe, ao menos 14,4 mil pessoas foram de alguma forma atingidas pela estiagem em Bagé. Pelo documento, estão sendo solicitados 10,8 mil cestas básicas, cinco viniliq pipas, 400 caixas d’ água e combustível, no valor total de mais de R$2,2 milhões. Não houve nenhum registro de problemas causados pela chuva da última noite.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895