Chuva provoca estragos pelo Rio Grande do Sul

Chuva provoca estragos pelo Rio Grande do Sul

Temporais alagaram ruas, derrubaram árvores e causaram diversos transtornos no Estado

Correio do Povo

Em poucos minutos, pontos de Porto Alegre já registravam alagamentos

publicidade

Depois de uma tarde de sol e com temperatura abafada, acima dos 35ºC, a chuva chegou no Rio Grande do Sul. Conforme antecipou a MetSul, o volume de chuva foi intenso neste domingo e, em alguns cidades, acompanhada de vento e granizo.

Porto Alegre

A chuva iniciou por volta das 17h na capital gaúcha. Em poucos minutos, pontos da cidade já registravam alagamentos. É o caso da rua República, na Cidade Baixa. É a segunda vez no ano que o bairro fica alagado em pouco tempo. Pontos da zona Norte ficaram alagados.

No cruzamento da avenida Sertório com a rua Voluntários da Pátria, a região também foi tomada por alagamentos. Os motoristas precisaram fazer desvios na área. Outra situação crítica foi no acesso da avenida Pernambuco com a rua Dona Teodora onde a água atingiu níveis que impossibilitaram a passagem de veículos e pedestres, deixando muitos deles submersos até a altura das canelas.

Até as 18h, a Defesa Civil Municipal havia atendido a um pedido de lona decorrente de destelhamento registrado durante o temporal. Por precaução, um trecho da ciclovia na avenida Ipiranga foi bloqueado pela Prefeitura.

A EPTC divulgou às 20h que atendeu 13 ocorrências em função das chuvas. Cinco com bloqueio total por acúmulo de água, sete com bloqueio parcial, e um bloqueio total devido a árvore caída na via.

Pelotas

A passagem do temporal por Pelotas, na região Sul, foi acompanhada de granizo e muitos estragos. Houve danos em telhados de residências e na rede de energia elétrica no Balneário dos Prazeres (Barro Duro). Três residências já solicitaram lonas devido à queda de granizo, enquanto uma casa, foi atingida por um incêndio provocado por uma descarga elétrica. A região também registrou a queda de diversas árvores. Segundo informações colhidas junto ao Corpo de Bombeiros de Pelotas, estes estão em atendimento de rede energizada caída sobre duas residências, aguardando CEEE Equatorial fazer o desligamento da mesma para intervenção. Foi feito contato com o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Pelotas, o qual informou que já estão efetuando a entrega de lonas e já foi feito contato com a CEEE Equatorial.

A coordenadoria regional encaminhou apoio de lona para o município aprimorar o atendimento de residências que porventura estejam necessitando de lonas. Já foram registradas 4 residências afetadas, mas o número deve alterar pois a Defesa Civil da cidade está atuando nesse momento.

Garibaldi

O temporal que atingiu o Rio Grande na tarde deste domingo promoveu diversos estragos no Estado. Em Garibaldi, duas pessoas ficaram com ferimentos leves após uma árvore cair em um veículo no Centro da cidade.

Conforme a Prefeitura, as vítimas foram levadas pelos bombeiros ao Hospital São Pedro. O trabalho levou duas horas para retirar a grande árvore que derrubou fios também. Essa situação derrubou a energia da região.

Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, na região Metropolitana, a passagem da chuva acompanhada de vento arrancou árvores inteiras. Algumas delas ficaram bloqueando vias nos bairros Canudos e Guarani.

De acordo com a RGE, que atende a cidade, um ‘número significativo de clientes’ está sem energia elétrica na noite deste domingo.

| Foto: DuduNews / Especial / CP

O estacionamento do supermercado Carrefour ficou debaixo d’água.

As fortes chuvas, acompanhadas de descargaselétricas e rajadas de vento, resultaram em danos significativos na rede de energia de vários municípios, incluindo o desarme de linhas de transmissão. A CEEE Equatorial reporta que aproximadamente 114 mil clientes estão sem energia elétrica, com as regiões mais impactadas sendo Metropolitana, Litoral e municípios da Região Carbonífera.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895