Chuvas aumentam o nível do Rio dos Sinos, o maior volume do ano

Chuvas aumentam o nível do Rio dos Sinos, o maior volume do ano

Segundo a Defesa Civil de São Leopoldo, índice está um pouco acima da normalidade de 2m a 2,50m, porém sem riscos

Correio do Povo

Manancial alcançou 2,92m na medição da régua do Serviço Geológico do Brasil

publicidade

Conforme verificação da Defesa Civil de São Leopoldo, o nível do Rio dos Sinos alcançou 2,92m na medição da régua do Serviço Geológico do Brasil (ANA/CPRM), nesta terça-feira. Com isso, o nível encontra-se um pouco acima da normalidade que é entre 2m a 2,50m, porém sem riscos. Já a régua, localizada na Elevatória de Água Bruta (EAB) do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), marcou 3,80m, profundidade considerada normal. O Sinos está com o maior volume de água no ano de 2023, o nível mais baixo registrado em São Leopoldo foi de 0,29m no dia 14 de fevereiro.

As chuvas que chegaram beneficiaram o rio e colocaram em ação as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) e do Semae no sistema de drenagem urbana. Foram realizadas vistorias em diversos locais onde ocorreram pontos de alagamentos e alguns serviços começaram a ser realizados. Outros pontos serão feitos estudos técnicos para verificar quais as ações específicas para melhorar o sistema de drenagem.

O titular da Semov, Geraldo Passos, esclarece sobre o trabalho desenvolvido. “A Semov por determinação do prefeito Vanazzi atua diariamente para solucionar os gargalos e o sofrimento da nossa comunidade. Seja garantindo pavimentações, ou especialmente acabando com alagamentos como esses que ocorreram nas últimas chuvas. No dia de hoje estivemos nas ruas Lothário Oscar Kunrath e na rua V, no bairro Boa Vista em uma obra no sistema de drenagem”, comentou.

A Prefeitura de São Leopoldo e o Semae seguirão com ações para melhorar a drenagem como limpeza de valas de drenagem e desobstrução de redes de drenagem. O Governo Municipal reforça o apelo para a população não descartar lixo em locais irregulares, pois pode ser ainda mais prejudicial em períodos de forte chuvas, aumentando a possibilidade de alagamentos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895