Chuvas causam alagamentos e transtornos na região Sul do RS

Chuvas causam alagamentos e transtornos na região Sul do RS

Em Pelotas houve queda de granizo, ruas inundadas e falta de abastecimento de água nos bairros Areal e Laranjal

Angélica Silveira

Em Rio Grande, a preocupação é com a cheia na Lagoa dos Patos

publicidade

As chuvas no Sul do estado, desde a noite de quarta-feira, causaram alagamentos em alguns municípios da região. 

Em Pelotas, houve o registro de 75 milímetros de precipitação de chuva. Foi registrado queda de granizo, e faltou luz em um dos um dos reservatórios do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP), o que afetou o abastecimento de água nos bairros Areal e Laranjal. Alguns semáforos ficaram foram de operação e foram sinalizados. Pelo menos uma família ficou desabrigada por conta dos alagamentos que podem ser vistos em vários pontos da cidade. 

Em Rio Grande, a preocupação é com a elevação da água da Lagoa dos Patos, em função dos ventos, que já chegaram a 98 km/h no início da manhã.  Segundo o Coordenador da Defesa Civil do Município, Rudimar Machado, no final da manhã os ventos estavam em torno de 60 km/h, mas a previsão é que se intensificassem novamente até o final do feriado.

“Algumas partes da Ilha da Torotama apresentaram pontos de alagamento. Houve registro de queda de árvores no Cassino e no bairro Municipal, também tivemos quedas de alguns postes e fios rebentados. No total em torno de 12 ocorrências e quatro pedidos de lonas”, enumera. Ele confirmou que segue o monitoramento principalmente em relação a possibilidade de cheia na Lagoa dos Patos devido a intensidade da chuva.

Até o fim da manhã, Arroio Grande e Capão do Leão haviam registrado precipitação de 66 mm e 64 mm respectivamente. Nas duas cidades há o registro de ruas alagadas. Segundo a Prefeitura do Capão do Leão, alguns moradores do bairro Parque Fragata estão com água dentro de casa. Em Canguçu e Jagurão, foram registrados precipitação de 59 mm e em Pedro Osório 56mm.

Na cidade de São José do Norte foram registrados alagamentos nos bairros João Landell e Veneza. Os moradores não tiveram que sair de casa, apenas a Defesa Civil foi chamada para com a utilização de retroescavadeira auxiliar no escoamento da água. Em Herval, por volta das 6h, houve o registro de queda de granizo em várias partes da cidade por aproximadamente 10 minutos. Não foram registrados estragos no município. 

Em Bagé, ainda durante a noite de quarta-feira, um raio caiu em uma casa no bairro Tarumã, na zona norte. Conforme o coordenador municipal de Defesa Civil, Éverton Kaupe, ninguém ficou ferido. Os danos foram na casa e nos carros da família. Foram registrados até às 14h mais de 30 pedidos de lonas e 15 atendimentos relacionados a alagamentos no município. Conforme o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB), os bairros Pedra Branca, Ivone e Ipiranga, além da Vila Gaúcha foram os locais mais afetados até o momento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895