Chuvas elevam novamente rios no interior gaúcho e causam mais transtornos

Chuvas elevam novamente rios no interior gaúcho e causam mais transtornos

No Vale do Taquari, ruas foram interditadas em Lajeado e Estrela

Felipe Faleiro

Em Lajeado, rio Taquari subiu ao máximo de 19,87 metros

publicidade

A chuva do feriado causou nova elevação de rios nos Vales e na região Norte do Rio Grande do Sul, ocasionando novos transtornos. Em Lajeado, onde o nível do rio Taquari chegou a 19,87 metros na avenida Oswaldo Aranha, superando a cota de inundação, de acordo com a Prefeitura, sete ruas chegaram a ser interditadas, em razão dos alagamentos. Já no município vizinho de Estrela, onde o alcance foi de 19,89 metros, houve a interdição de cinco vias na madrugada de sexta. A Prefeitura afirma que passou a madrugada monitorando os locais.

As cotas de alerta foram alcançadas nos municípios de Muçum e Encantado. No norte gaúcho, houve novo avanço do rio Uruguai no município de Iraí, onde as águas alcançaram 8,43 metros no final da madrugada de hoje, acima da cota de inundação, de oito metros. Uma chave Pix foi criada para receber valores de doações, que serão revertidas em itens de higiene e limpeza para as famílias do município. 

A chave é o e-mail acicdlirai@gmail.com, da Associação Comercial e Industrial de Iraí (ACII), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sicredi local. Ao lado, no município de Alpestre, o nível do rio Uruguai ficou em cerca de sete metros, não mais representando riscos às famílias. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mario Barki, não foi preciso removê-las do local, e as águas chegaram a atingir casas de veraneio, nesta semana, que não são ocupadas nesta época do ano. 

“Neste caso, fazemos apenas o acompanhamento, e o maior problema foi mesmo registrado nas lavouras de fumo e algumas outras, que deveriam estar mais retiradas, mas não estão, causando perdas”, afirmou ele. No balneário de Ilha Redonda, entre Alpestre e o município catarinense de Palmitos, a água já havia baixado depois de avançar sobre o local nos últimos dias, prejudicando o acesso à área, e a limpeza seguia sendo realizada na região.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895