Chuvas volumosas e ventos de até 120 km/h podem atingir o Rio Grande do Sul

Chuvas volumosas e ventos de até 120 km/h podem atingir o Rio Grande do Sul

Defesa Civil estadual alerta para risco de queda de barreiras, deslizamentos, enxurradas e granizo

Correio do Povo

publicidade

A Defesa Civil Estadual, juntamente a Sala de Situação do Estado, preveem chuvas volumosas e temporais sobre o Rio Grande do Sul durante esta terça (11) até sexta-feira (14). Nesse período, as chuvas terão de moderada a forte intensidade e, por conta de sua persistência, poderão trazer transtornos associados aos elevados volumes, como quedas de barreiras, deslizamentos, enxurradas e eventuais quedas de granizo.

Na quarta (12) e quinta-feira (13), as rajadas de vento podem se intensificar, chegando aos 120 km/h na faixa Leste e Sul gaúcho. Ao final deste evento, serão esperados volumes em torno de 120 a 160 mm, podendo chegar pontualmente aos 250 mm nas regiões Leste, Centro e Faixa Norte.

Quaisquer atualizações sobre as previsões serão comunicadas pela Defesa Civil RS, juntamente com a Sala de Situação, através das suas redes sociais e site.

Alerta para a região metropolitana

Na tarde desta terça-feira, a Defesa Civil nacional e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizou uma coletiva de imprensa para alertar para a formação de um ciclone na região Sul a partir de quarta-feira. De acordo com Márcia Seabra, meteorologista e coordenadora geral da Defesa Civil nacional, os ventos começam a ficar mais fortes na manhã da quarta-feira e se intensificam à tarde e à noite.

 

“Estamos dando uma atenção especial à região metropolitana de Porto Alegre, porque é uma região em que, além das chuvas, esses ventos também podem ser um pouco mais fortes”, afirmou.

De acordo com a meteorologista, após o ciclone, uma massa de ar frio atuará sobre a região Sul na sexta-feira. “Tem previsão de geada em vários pontos da região Sul, as temperaturas vão ficar perto de zero nas serras gaúcha e catarinense.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895