Ciclone no RS afeta ao menos 51 municípios, com uma morte e 18 mil pessoas atingidas

Ciclone no RS afeta ao menos 51 municípios, com uma morte e 18 mil pessoas atingidas

Chuvas intensas, granizo, e vendavais causaram destruição em vários pontos

Correio do Povo

Desabamentos e quedas de postes geraram riscos à população

publicidade

Em mais uma ocorrência de ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, diversos transtornos atingiram pelo menos 51 municípios com chuvas intensas, granizo, inundações, alagamentos e ventos fortes nesta quinta-feira. Foram danos significativos e não somente materiais. Um homem de 68 anos morreu em Rio Grande, quando uma árvore caiu sobre residência no bairro Maria dos Anjos. Segundo a Defesa Civil do RS, o número de desabrigados era de 234 pessoas, enquanto 331 estavam desalojadas até o fim da noite desta quinta. Estima-se que cerca de 18 mil pessoas tenham sido afetadas pelo novo evento climático. Além disso, 33 ficaram feridos em decorrência do ciclone. O Rio Grande do Sul chegou a ter 790 mil pontos sem luz por conta da passagem do ciclone extratropical.

 - Leia mais sobre os efeitos do ciclone no RS

Um funcionário da concessionária de distribuição de energia elétrica RGE sofreu uma descarga elétrica enquanto trabalhava para restabelecer a energia em um ponto da avenida A. J. Renner, no bairro Estância Velha, em Canoas. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado às pressas ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). A RGE informou, em nota, que “lamenta o ocorrido onde um colaborador da empresa se envolveu em um acidente. A companhia destaca que está apurando a situação e prestando toda a assistência ao colaborador, que está em atendimento hospitalar.”

No município de Vila Lângaro, ao menos oito pessoas ficaram feridas após um ônibus de transporte e turismo atingir uma árvore caída pelo vento no final da madrugada de ontem, por volta das 4h40min, no km 17 da ERS 463. O coletivo Mercedes-Benz, prefixo 2221, de uma empresa de Erechim, transportava em torno de 20 trabalhadores da cidade de Getúlio Vargas para a empresa Aurora em Tapejara. O veículo ficou desgovernado com o impacto na árvore tombada na pista e chocou-se ainda contra um pequeno barranco às margens da rodovia. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapejara foi mobilizado juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a Secretaria Municipal da Saúde de Coxilha. As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Santo Antônio, em Tapejara. Os próprios bombeiros voluntários retiraram a árvore para liberar o tráfego no trecho da estrada.

O município de Sede Nova, na região Noroeste, foi uma das cidades mais atingidas pelo ciclone extratropical desta semana. Segundo a prefeitura, 21 pessoas ficaram feridas. Uma delas precisou ser transferida para o hospital, mas sem risco de morte.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895