Cidades do RS levantam prejuízos após temporal no final de semana

Cidades do RS levantam prejuízos após temporal no final de semana

Defesa Civil Estadual e Inmet divulgam alerta para novas possibilidades de temporais durante a semana

Rodrigo Thiel

Com apoio do 3º Batalhão de Suprimento do Exército, Prefeitura de Nova Santa Rita distribuiu 1,5 mil telhas às famílias atingidas

publicidade

Esta segunda-feira foi dia de levantamento de prejuízos após a passagem de um vendaval e de fortes chuvas em quase todo o Rio Grande do Sul, no final de semana. Em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, a prefeitura e a Defesa Civil contabilizaram ao menos 106 casas destelhadas, sendo cinco delas com danos estruturais, e outras três escolas com danos no telhado. Além disso, foram 39 árvores retiradas de via pública e 700 metros de lona distribuídos aos moradores atingidos.

O ponto mais atingido foi o interior do município, principalmente nas localidades de Miraguaia, Catanduvinha, Serraria Velha, Macegão, Monjolo, Arroio da Madeira e Evaristo. Já no Centro, uma casa foi atingida por um incêndio. No momento em que as chamas começaram, apenas o cachorro da família estava no local. O animal foi encontrado desacordado pelos bombeiros, reanimado e encaminhado para uma clínica veterinária.

A prefeitura montou ainda uma estrutura temporária para os moradores que necessitem de suporte. Há também um pedido da Defesa Civil para doação de telhas, que podem ser direcionadas para o Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Patrulha.

Já em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a prefeitura contou com o apoio do 3º Batalhão de Suprimento do Exército para distribuir cerca de 1,5 mil telhas para famílias no bairro Berto Círio. O local e a Vila Esperança foram os pontos com mais transtornos na cidade, com cerca de 120 famílias atingidas. 

Além das telhas, a prefeitura já havia entregue à população outros 2 mil metros de lona. “Nunca havíamos visto nada parecido com que ocorreu em nossa cidade no fim de semana. Foram mais de 100 residências, dezenas de árvores e postes caídos e queda de muros e estruturas. Apesar dos estragos materiais, nenhuma pessoa ficou ferida”, destaca o prefeito Rodrigo Battistella. A prefeitura também lançou uma campanha de arrecadação de colchões móveis, cobertores e materiais de higiene e limpeza para ajudar as famílias atingidas.

Na tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil Estadual divulgou um novo alerta para chuvas expressivas em praticamente todo o território do RS. O principal ponto de atenção está no Vale do Caí, com alerta para inundação do rio Caí entre Vale Real e Montenegro. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta uma possibilidade de tempestade nesta terça-feira, em algumas áreas do Estado, com precipitação que pode superar os 100 milímetros. ventos com até 100 km/h e potencial queda de granizo.

As cidades gaúchas que registraram maior volume de chuva entre domingo e segunda-feira foram Serafina Corrêa com 104,4 mm, Teutônia com 96,4 mm, Cambará do Sul com 88,8 mm e São Vicente do Sul com 87,6 mm. A estação pluviométrica instalada no Jardim Botânico, em Porto Alegre, indicou um acumulado de 75 mm no mesmo período.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895