Cidades do Vale do Sinos ainda registram pouca chuva apesar de alerta por ciclone

Cidades do Vale do Sinos ainda registram pouca chuva apesar de alerta por ciclone

Em Novo Hamburgo, o nível do Rio dos Sinos ultrapassou a marca dos 5,80 metros

Fernanda Bassôa

publicidade

As chuvas que iniciaram ainda na noite dessa terça-feira na região Metropolitana e nas cidades do Vale do Sinos devem ganhar força ao longo desta quarta-feira. Até o momento, porém, não há registros de alagamentos, destelhamentos ou de desabrigados. Entretanto, equipes da Defesa Civil dos municípios da região seguem em constante alerta e de prontidão para o atendimento de qualquer intercorrência que possa ser causado pela chegada de um novo ciclone.      

Em Novo Hamburgo, o nível do Rio dos Sinos às 7h desta quarta-feira marcava 5,83 metros, enquanto que o normal é três metros. De acordo com a prefeitura, ele sai do leito e começa alagar os bairros no entorno quando atinge a marca do 6,80 metros. Em São Leopoldo, o nível do rio às 8h15min desta quarta marcava 3,57 metros e a Defesa Civil não recebeu nenhum chamado durante a noite. A cidade de Gravataí também não teve registros de ocorrência.

Equipes realizaram rondas durante toda a madrugada fazendo o monitoramento dos locais mais atingidos pelo ciclone de junho. De acordo com a Defesa Civil do Município o nível do Rio Gravataí nesta manhã está na marca do 3,67m, subiu 8 centímetros em 24 horas. O acumulado de chuva na cidade foi de 10mm nas últimas 24 horas. 

O município de Esteio registrou um acumulado de chuva de 14,4mm, com pico às 7h45min. De acordo com a prefeitura, o prognóstico da Metsul para a cidade melhorou de ontem para hoje, indicando um volume acumulado, até quinta-feira, de aproximadamente de 80mm. Chuva fraca, com vento, mas sem registros de qualquer intercorrência. 

Em Sapucaia do Sul, o registro foi de chuvas moderadas, com 14mm em seis horas. O nível do Sinos está em 3,56 metros, estável dentro da calha. Na cidade de Alvorada, choveu 10mm nas últimas 24 horas. Já em Montenegro, ainda não houve reflexos do ciclone. A cidade registrou chuva calma, sem vento ou granizo. Foram 5mm de precipitação.   


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895