Cidades do Vale do Taquari aproveitam dia sem chuva para realizar limpezas

Cidades do Vale do Taquari aproveitam dia sem chuva para realizar limpezas

Roca Sales segue precisando de ajuda de voluntários

Correio do Povo

Em Lajeado, o dia nublado serviu para as equipes da prefeitura limpar a cidade, após a enchente do rio Taquari

publicidade

A quinta-feira sem chuvas no Vale do Taquari traz alívio para a população e a possibilidade de reorganização e da limpeza das ruas afetadas pelas enchentes causadas pelas chuvas nos últimos dias. Roca Sales, uma das cidades mais afetadas na região, teve uma manhã com temperatura baixa, cerca de 13ºC, e intenso trabalho de recuperação.

De acordo com a prefeitura, o bairro Centro retomou a normalidade, mas a cidade ainda precisa de ajuda para deixar outras regiões do município limpas. No final de semana, são esperados um grande número de pessoas para contribuir com a limpeza.

O Executivo municipal alerta aos interessados de contribuir com a reconstrução da vida das pessoas afetadas que ainda necessita de doações de móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos, colchões, roupa de cama e material de limpeza. A cidade recebeu uma grande quantidade de roupas, que estão sendo distribuídas para os moradores locais.

O Rio Taquari chegou a 15,42 metros em Lajeado e entrou em estado de atenção. Porém, de acordo com a prefeitura, o volume de chuva nas cabeceiras da corrente de água não deve fazer o rio sair do seu leito normal, até porque ele vem baixando gradualmente. Nas últimas 72 horas, choveu 111,2 milímetros na cidade.

Lajeado segue com quatro abrigos temporários e muitas famílias ainda não tem previsão de deixar o local, pois tiveram suas residências afetadas gravemente pelas chuvas. Equipes da Defesa Civil nacional estão na cidade para avaliação técnica. Ela servirá para realizar um levantamento que delimitará as áreas de maior risco no município, além de auxiliar na elaboração dos planos de trabalho para liberação de recursos e restabelecimento dos serviços essenciais.

Segue a limpeza em, pelo menos, quatro bairros da cidade: Centro, Conservas, Hidráulica e Carneiros. Por dia, 160 cargas de lixo são levados por caminhões para o aterro sanitário da região.

Em Taquari, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, 619 pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Taquari, o que corresponde a 269 famílias cadastradas. De acordo com dado preliminar da Secretaria do Planejamento, 15 edificações foram destruídas e 100 danificadas. Moradores dos bairros Praia e Passo da Aldeia, e localidades de Caramujo, Beira do Rio, Campo do Estado e Rincão São José foram atingidos pela elevação do nível do rio Taquari, que chegou a 12,22 m, ou seja, cerca de 9 m acima do normal.

A administração do município vem trabalhando para amenizar os prejuízos das famílias e recuperar os danos causados pela enxurrada, que atingiu estradas e rodovias. Foram realizadas obras na estrada da Beira do Rio, que ficou interditada devido às crateras causadas pela força da água e será necessário fazer a contenção do leito.

Também foi recuperado o trecho da VRS 868, no Rincão, próximo ao Santuário da Assunção. Ficaram danificadas ainda a TK 20, na localidade de Caramujo, a Euclides da Cunha, no Tinguité, e a TK 28, em Amoras. O serviço de recuperação das vias, recolhimento e destinação dos entulhos está estimado em R$ 1,2 milhão, sem contar a obra de contenção do leito da estrada da Beira do Rio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895