Cidades montam ações preventivas e reforçam equipes diante do alerta de chuvas intensas no RS

Cidades montam ações preventivas e reforçam equipes diante do alerta de chuvas intensas no RS

Nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo está em 1,20m

Fernanda Bassôa

Rio do Sinos no trecho do Carioca, em Sapucaia do Sul

publicidade

O alerta para a previsão de fortes chuvas coloca as equipes das cidades da Região Metropolitana e também do Vale do Sinos de sobreaviso para riscos de cheias e transtornos associados às volumosas precipitações de chuva que podem atingir o Rio Grande do Sul.   

A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um novo alerta para a possibilidade de tempestade, chuva volumosa e risco de cheias. O aviso leva em consideração as informações da Sala de Situação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sema), do Governo do Estado.

 A formação de uma frente fria dando origem a um ciclone extratropical próximo ao litoral que poderá ocasionar chuvas intensas e volumosas, entre 50 e 80 mm, podendo chegar a 100 mm/dia. Os acumulados previstos ao final do evento devem ficar entre 80 e 120 mm, e pontualmente 150 mm. 

O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo está em 1,20m, de acordo com apontamento da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na rua da Praia. Dessa forma, conforme disposto no Plano de Contingência, passa para o nível de observação, sem riscos e sem requerer atenção especial. 

O prefeito Ary Vanazzi determinou a criação de uma sala de crise integrada para atuação conjunta das equipes da Defesa Civil e Bombeiros. As atenções se concentram nos bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont. A Secretaria de Assistência Social já está em contato com instituições locais para fazer acolhimento de eventuais desabrigados. “Teremos um especial cuidado nessas localidades. Certamente as chuvas não terão a mesma intensidade, esperamos alguns alagamentos pontuais, sem desabrigados. No entanto, estaremos alertas com equipes nas ruas”, ressaltou Vanazzi. 

Foram definidos quatro pontos principais de ação: análise constante do tempo e orientação para a população, equipes das secretarias de sobreaviso durante o final de semana, contato com instituições locais para eventual acolhimento e parceria entre secretarias, Exército e Bombeiros, que atenderão conjuntamente pelos números 193, (51) 9911 78291 e (51) 9892 47852. Além disso, na quinta-feira (6) equipes da Secretaria de Obras e do Semae trabalharam no serviço de limpeza e desobstrução das comportas do arroio Gauchinho, na Vila Brás, próximo à divisa com Novo Hamburgo.  

Sapucaia do Sul 

A cidade de Sapucaia do Sul também está em estado de alerta, com equipes de prontidão da Defesa Civil, Guarda Municipal e todas as Secretarias Municipais e em parceria com Bombeiros e Brigada Militar para atuar em qualquer intercorrência que o mau tempo possa provocar entre as comunidades. De acordo com a prefeitura, as equipes monitoram atentamente as áreas mais vulneráveis do município, visando garantir a segurança da população. A Secretaria de Obras realizou a limpeza preventiva do Arroio José Joaquim nas proximidades da empresa Gerdau, reforçando as medidas de prevenção. Os ginásios das escolas João Freitas e Otaviano Silveira, o auditório da escola Vanessa Ceconet, assim como a sede da Associação de Moradores do bairro Carioca estão disponíveis como locais de acolhimento, caso seja necessário. 

Já a prefeitura de Nova Santa Rita informou que a preocupação maior é com as famílias que residem perto dos rios mas, de acordo com a Defesa Civil do Município, estas áreas já estão sendo monitoradas e se necessário as equipes farão a uma ação de remoção dos moradores. O Executivo informou ainda que existe um Plano de Contingência que abrangem todas as secretarias. Estas e já foram convocadas. As escolas já foram preparadas como pontos de abrigo, com alimentos, colchões e cobertores, caso seja necessário fazer a remoções das famílias. 

Araricá 

Em Araricá, há um trabalho com  plano de contingência estabelecido pela Defesa Civil e já adaptado para situação de vendaval e enxurrada. Neste momento as secretarias de Obras e de Assistência Social, bem como o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) se unem com a Defesa Civil e trabalham sob regime de sobreaviso. A partir do início da chuva, estarão todos de plantão. Os Bombeiros Voluntários de Araricá também foram notificados.

O prefeito Flávio Foss afirma que lonas estão em estoque para possíveis destelhamentos, a retroescavadeira da Secretaria de Obras de prontidão para recolhimento de árvores e galhos e/ou eventuais deslizamentos. "Nosso Ginásio Municipal de Esportes está preparado para servir de abrigo e a embarcação para resgate foi movimentada, caso seja necessário retirar algum morador. Esperamos que nada disso seja preciso, mas se for, estamos de prontidão e equipados", disse. 

A Prefeitura de Morro Reuter, no Vale do Sinos, informou que as equipes seguem de prontidão para qualquer eventual necessidade. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895