Coletivo Divas da Alegria apresenta o calendário solidário na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Coletivo Divas da Alegria apresenta o calendário solidário na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Projeto tem a participação de mulheres com idades entre 53 e 96 anos, com objetivo de servir de inspiração para outras gerações e estimular o autocuidado

Guilherme Sperafico

Coletivo Divas da Alegria é apoiado pelo vereador Alvoni Medina na realização da exposição

publicidade

Mergulhadas no mundo dos spas, com intuito de mostrar experiências incríveis de felicidade e autocuidado para estimular todas as mulheres a se permitir viver mais e melhor. Assim, participantes do coletivo Divas da Alegria apresentam neste mês de março, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o calendário solidário da melhor idade.

A iniciativa, apoiada pelo vereador e presidente da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa na Câmara, Alvoni Medina, ocorre em sua quarta edição. As páginas, relativas aos 12 meses do ano, são estampadas por mulheres de 53 a 96 anos, que dão show de vitalidade e disposição para enfrentar os preconceitos que as limitam. Elas querem servir de inspiração para outras gerações, além de estimular o autocuidado.

Para o vereador, apoiar a causa é dar ênfase a estas mulheres que enfrentaram lutas durante a vida, mas saíram vitoriosas. “Esse trabalho traz à pessoa idosa essa vontade de querer viver e se sentir útil para a sociedade. E eu me sinto honrado, como presidente da frente parlamentar aqui da Câmara de Vereadores, fazer parte como padrinho das Divas da Alegria.”, destaca Medina.

A coordenadora geral do coletivo, Marilice Carrer, explica que o projeto busca a união do corpo e da mente com o autocuidado. “A gente fala muito da maturidade. Uma maturidade ativa e um envelhecimento ativo e saudável. A gente pensa em exercício, a gente pensa em alimentação e o autocuidado também é muito importante”, relata.

Desta forma, além de mexer com a autoestima, as mulheres contribuem com caráter beneficente. As ações do grupo têm três grandes pilares, que são atividades lúdicas, culturais e solidárias. Através da venda do calendário, além de outros meios de arrecadações, são feitos investimentos em ações relativas a datas comemorativas. Em março, por exemplo, o foco será a Páscoa e o Dia Internacional da Mulher.

A coordenadora do projeto garante que este altruísmo faz uma injeção de ânimos ainda maior. “Se a gente olhar para o calendário, consegue enxergar tudo isso nele. Elas fazem trabalho solidário e se sentem úteis, maravilhosas. E eu sempre falo que uma mulher dentro de casa, seja ela mãe, esposa ou avó, com uma autoestima elevada, com certeza está melhorando a vida da família”, conclui Marilice.

Aos 96 anos, mas ainda ativa e participante de todas as atividades que pode, Yara Grabin é uma das mulheres a estampar as páginas do calendário. “É muito bom. Eu gosto porque sou muito alegre, digo muita bobagem e gosto de me divertir. Principalmente de dançar. Então, para mim, é ótimo”, afirma.

Lançamento do Calendário 2024 Divas da Alegria. Yara Grabin | Foto: Ricardo Giusti

A exposição acontece diariamente na entrada da Câmara de Vereadores, no horário de atendimento da casa, até o dia 15 de março. De segunda a quinta-feira, acontece das 8h30min às 18h, enquanto, na sexta-feira, vai das 8h30min às 16h30min.

Assim como o coletivo, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) também apresenta seu trabalho na sede do poder Legislativo, com apoio do vereador Alvoni Medina. Durante o horário de expediente, acontece a exposição “Registros da Alma: o amor é autocuidado, vista essa ideia”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895