Com alerta de novas chuvas, Defesa Civil do RS prepara ações de suporte a municípios

Com alerta de novas chuvas, Defesa Civil do RS prepara ações de suporte a municípios

Foco do órgão é, principalmente, em cidades atingidas pelo ciclone de junho

Kyane Sutelo

Defesa Civil do RS prestou apoio a famílias do Litoral Norte, após a passagem do ciclone em 15 de junho.

publicidade

O Rio Grande do Sul vive novo momento de alerta em função das fortes chuvas que a meteorologia prevê para o Estado nos próximos dias. Os fenômenos ocorrem menos de um mês após a passagem de um ciclone extratropical que chegou a deixar 16 mortos, mais de 15,5 mil desalojados e 1,6 mil desabrigados, número que agora é de cerca de 400 desalojados e 10 desabrigados, conforme a Defesa Civil Estadual.

Conforme a MetSul Meteorologia, dois eventos de chuva intensa se aproximam do Estado. O primeiro deve chegar amanhã e se intensificar na madrugada de sábado, e o segundo tem previsão de início na segunda-feira, e duração até quarta, ambos com tempestades.

A Defesa Civil do Estado afirmou que já emitiu um boletim de atenção, após ter sido alertada das chuvas pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema). “Há uma probabilidade de 100 a 150 milímetros de chuva e isso, acumulado com o que nós tivemos agora no evento anterior, que o solo ainda está úmido, há uma possibilidade de movimentação de massas. Então isso para nós é um fator de atenção”, detalhou o coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, subchefe da Defesa Civil do RS.

Conforme o coronel, a atenção é especial aos municípios do litoral Norte, Serra e a região dos Vales, já afetados pelo ciclone de 15 de junho. Para os próximos dias, a Defesa Civil gaúcha disse ter aconselhado os municípios a fortalecerem a comunicação com a comunidade e seus planos de contingência, além de ter mobilizado forças de apoio.

“Colocamos já em alerta todas as nossas equipes de estado, para que possam dar suporte a esses municípios”, garantiu o representante do órgão. Segundo ele, são pessoas que habitualmente atuam nessas ações. “Bombeiros e Brigada Militar já estão com as suas equipes de prontidão para qualquer eventualidade”, disse o coronel. 

Recuperação do ciclone de junho

Ainda que atenta aos eventos climáticos anunciados, os esforços do órgão ainda estão voltados à reconstrução dos municípios afetados no mês passado, explicou. Ainda há recepção de donativos e auxílio para decretos de emergência, entre outros trabalhos. O coronel Marcus Vinicius informou que, assim que encerrarem esses atendimentos, pretendem emitir um documento com protocolos, casos de sucessos e oportunidades de melhoria a partir da atuação do ciclone.

Ele adiantou que, após o fenômeno, receberam demandas, inclusive da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para realizar capacitações de agentes municipais. Ainda afirmou que 30 mil cadastros chegaram ao número 40199, de alerta da Defesa Civil Estadual, depois do ciclone. Inclusive, o representante estadual pediu que a sociedade faça o cadastro conforme indicado no site do órgão, para receber as informações oficiais por SMS ou WhatsApp.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895