Com leilão marcado para os próximos dias, audiência na Assembleia discute concessão do Cais Mauá

Com leilão marcado para os próximos dias, audiência na Assembleia discute concessão do Cais Mauá

Recebimento das propostas está marcado para a próxima quinta-feira e o leilão deve ocorrer no dia 21 de dezembro, em São Paulo

Rodrigo Thiel

Encontro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia contou com a participação de deputados, historiadores, arquitetos, representantes de entidades e membros de coletivos

publicidade

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira uma audiência pública para debater sobre o edital de concessão do Cais Mauá, em Porto Alegre. A reunião foi proposta pelo deputado Leonel Radde e presidida pela deputada Sofia Cavedon, contanto com a presença de arquitetos, historiadores, representantes de entidades, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de membros de coletivos em defesa do patrimônio.

A audiência foi realizada dias antes do projeto receber propostas e ir para leilão. Para a deputada Sofia Cavedon, novas audiências públicas deveriam ser feitas antes que a concessão do espaço seja leiloada. “Estamos aqui para ouvir das partes interessadas o que nós podemos fazer para interpor divergências e questionamentos ao Governo do Estado”, citou.

De acordo com o superintendente do Iphan, Rafael Passos, há um direcionamento por parte do Estado para atender o interesse do setor privado. Ele contou ainda que o instituto analisou como vantajosa e com bom “custo-benefício” a proposta de construção de um novo muro de contenção de cheias no cais. “O Iphan recomendou a retirada no projeto de um prédio para preservar a paisagem. Outro prédio que está proposto não atende o regramento urbano do Centro Histórico. Temos inconsistências que mostram que este leilão é precipitado”, completou.

Procurada, a Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões informou que a realização desta audiência não influencia no leilão do Cais Mauá. O recebimento das propostas está marcada para a próxima quinta-feira e o leilão deve ocorrer no dia 21 de dezembro, na B3, em São Paulo. “O conteúdo do edital de concessão do Cais Mauá teve a revisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e de órgãos internos do Executivo Estadual. Os trâmites legais para a realização da concessão, como audiências e consultas públicas, foram realizados”, ressaltou em nota.

Este é o segundo edital publicado pelo Governo do Estado para concessão do Cais Mauá. O primeiro, em dezembro de 2022, não teve interessados. O tempo de concessão será de 30 anos, com investimentos previstos de R$ 353,3 milhões durante o período.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895