Começa a colheita da uva no Norte do Estado

Começa a colheita da uva no Norte do Estado

A abertura aconteceu ontem, em Ametista do Sul, onde serão colhidas 12 toneladas da fruta

Agostinho Piovesan

Municípios da região Norte começaram a colheita da uva

publicidade

Com produção antecipada em razão do clima e solo, já iniciou a colheita da uva na região Norte do Estado. Com produção antecipada em relação à Serra Gaúcha, os produtores da região de Frederico Westphalen, microrregião do Médio Uruguai, iniciam a colheita e comercialização, obtendo ganhos significativos. A abertura da colheita ocorreu na quinta-feira (6) no município de Ametista do Sul, que tem uma previsão de colher 12 toneladas da fruta, na área de parreirais de 160 hectares. Na abrangência do escritório regional da Emater de Frederico Westphalen, existem 930 produtores de uva. A área plantada soma 1.437 hectares.

Segundo a Emater, os municípios com maior produção são Planalto, Alpestre, Sarandi, Ametista do Sul, Rondinha, Liberato Salzano, Constantina, Frederico Westphalen e Barra Funda. A previsão é de que sejam colhidas 7,5 mil toneladas de uva de mesa e 13,5 mil toneladas para uva destinada à indústria. As principais variedades cultivadas na região são Niágara Rosa e Bordô. Na abertura da colheita, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, Samar Velho da Silveira, falou sobre rastreabilidade da uva, a partir em função da Normativa Conjunta Nº 02, que altera as regras de comercialização dos produtos de origem vegetal.

Segundo o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, a vitivinicultura é uma atividade recente no município, mas o clima favorável é um dos diferenciais que projeta o município como um potencial produtor de uvas. “Temos uma produção melhor do que muitas outras regiões, colheita antecipada e qualidade extraordinária, justamente porque temos um clima propício.” A Prefeitura de Ametista do Sul repassou 42 mil mudas de parreiras aos produtores, com 30% do valor em forma de contrapartida. Apesar da quebra de 10% na produção em relação à safra anterior, devido à ocorrência de uma geada no período da brotação, a qualidade do fruto não foi afetada, informou o município. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895