Começa competição de hipismo em Tramandaí

Começa competição de hipismo em Tramandaí

Competição de hipismo na modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE) vai até domingo

Felipe Samuel

No primeiro dia de provas, competidores participaram da modalidade de adestramento

publicidade

Setenta e um conjuntos de cavaleiros e amazonas civis e militares brasileiros e estrangeiros disputam até domingo da competição de hipismo na modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE). No primeiro dia de prova, realizada no Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, na RS 030, em Tramandaí, no Litoral Norte, cavaleiros de diversas categorias participaram ontem da modalidade de adestramento, quando o conjunto tem que executar uma sequência de figuras em diferentes andaduras: passo, trote e galope.

Além do adestramento, os três dias de competição são marcados pelas provas de Cross Country, neste sábado, e de salto, no domingo. Conhecido como o “triatlo” equestre, o evento esportivo é organizado pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). De acordo com o subcomandante do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), Rodrigo Sales Rodrigues, as provas também fazem parte do Campeonato de Concurso Completo de Equitação Estadual, Nacional e Internacional Marechal Osório.

Entre os competidores, Rodrigues destaca a participação do capitão Pedro Henrique de Rezende Nunes, da Escola de Equitação do Exército, que está na lista de cavaleiros qualificados para as competições de hipismo nos Jogos Pan-Americanos de 2023. As provas ocorrem de 22 de outubro a 3 de novembro, em Santiago, no Chile. “Ele vai participar da competição em Tramandaí e confirmar sua qualificação na equipe brasileira”, destaca. Neste sábado, a partir das 8h30, os atletas disputam as provas de Cross Country.

“Os conjuntos enfrentam obstáculos rústicos, como troncos, rios, aranhas estilizada para dar medo no atleta e no cavalo”, observa. A disputa deve se estender durante todo dia. No último dia de programação, no domingo, a partir das 8h30, ocorre a inspeção da cavalhada, que tem o objetivo verificar o estado sanitário dos equinos. Veterinários da Federação Equestre Internacional (FEI) vão inspecionar a andadura antes do início da prova de salto, prevista para começar às 9h30.

“Os veterinários vão verificar se o cavalo não está sentindo nada ou se está claudicando. Isso faz parte da competição. Se detectarem alguma coisa diferente no cavalo, como cansaço ou machucado, não deixam entrar na competição. O conjunto cavalo e cavaleiro tem que estar bem”, reforça. A entrada no Parque Osório é gratuita para todos os públicos.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895