Começa hoje mais um racionamento de água em Hulha Negra

Começa hoje mais um racionamento de água em Hulha Negra

Reservatórios terão a distribuição suspensa todos os dias das 13h às 17h

Angélica Silveira

A Prefeitura usa caminhão para entregar água no interior, no assentamento Santo Antônio e no acampamento do MST

publicidade

Começou no início da tarde desta quarta-feira mais um racionamento de água em Hulha Negra, na Campanha. Os moradores que vivem na zona urbana da cidade são abastecidos por cinco poços artesianos. Os reservatórios de água terão a distribuição suspensa todos os dias entre 13h e 17h.

Por causa do calor, o consumo de água está sendo maior que a capacidade de produção dos poços . A medida é necessária para que os reservatórios atinjam a capacidade máxima que seja suficiente para garantir o abastecimento. Por isto, a prefeitura pede o apoio da população para que o consumo de água ocorra de forma consciente.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado solicita que veículos e calçadas não sejam lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso das piscinas seja moderado para diminuir o consumo. Um caminhão- pipa é utilizado para levar água três vezes por semana para as casas no interior e em localidades próximas a zona urbana, como o bairro Floresta e o assentamento Santo Antônio, por exemplo.

Um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) foi montado às margens da BR 293. No local vivem mais de 650 famílias, que também são abastecidas por caminhão pipa três vezes por semana. Cada dia de abastecimento são três caminhões com 6 a 7 mil litros cada.

Uma das soluções que podem amenizar esse impasse histórico de falta de água na estação mais quente do ano, além do uso consciente da água é a a construção da Estação do Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Trigolândia. A ETA foi construída em uma parceira com uma empresa privada e será entregue ao município.

Atualmente está sendo realizado um Estudo Técnico Preliminar (ETP) para dar início ao processo de licitação que irá contratar uma empresa para realizar a vistoria da ETA para que a Prefeitura receba o empreendimento. Após, deverá ser aberto um processo para a contratação dos profissionais que irão trabalhar na ETA.

A estrutura, que foi viabilizada pela Usina Termelétrica Pampa Sul, localizada na cidade vizinha de Candiota tem capacidade de tratamento de 20 m³ de água por hora e a expectativa é que, quando estiver operando, a nova ETA resolva o problema de abastecimento do município de Hulha Negra, que passará a ser abastecido com a água da barragem da usina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895