Começa obra de macrodrenagem do arroio Mauá para conter enxurradas na cidade de Sapiranga

Começa obra de macrodrenagem do arroio Mauá para conter enxurradas na cidade de Sapiranga

Medida executada pela empresa Construsinos deve amenizar alagamentos na região; o investimento na intervenção é superior a R$ 5 milhões

Fernanda Bassôa

A medida faz parte dos pacotes de infraestrutura que a Prefeitura vem realizando desde 2023 em vários pontos da cidade

publicidade

Operários e máquinas já começaram as obras de macrodrenagem do arroio Mauá, na área central da cidade de Sapiranga, e por isso motoristas e pedestres deverão ter um pouco mais de atenção e cautela, devido a exigência da implantação de alguns bloqueios na via e desvios temporários. No local serão implantados mais de 400 metros de galerias para escoamento do fluxo de água, atravessando as avenidas Vinte de Setembro e João Corrêa. A medida, de acordo com a Prefeitura, serve para amenizar os alagamentos que acontecem historicamente naquele trecho, quando o volume de água da chuva é intenso.

O investimento na obra é superior a R$ 5 milhões e está sendo executado pela empresa Construsinos, vencedora do processo de licitação. A medida faz parte dos pacotes de infraestrutura que a Prefeitura vem realizando desde 2023 em vários pontos da cidade. A previsão de conclusão dos trabalhos é de cinco meses. O secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Maurício Regla, explica que a obra é de alta complexidade, pois implica da escavação de parte da via para a instalação das galerias que serão duplas, somando mais de quatro metros de largura. A primeira fase compreende a remoção de parte da vegetação no trecho entre as avenidas. Em um segundo momento começa a escavação, contenção e execução de uma base, para daí serem colocadas as galerias. Na sequência será feita a recomposição na parte superior e depois a repavimentação.

Todas as etapas estão previstas no projeto e serão realizadas conforme condições climáticas e dos critérios técnicos. "É importante que o solo esteja estável para respeitar cada fase do projeto, assim teremos a efetividade que a obra precisa" comenta o secretário. Segundo Regla, o trecho que recebe a obra de macrodrenagem registra uma sequência histórica de alagamentos, episódios que se intensificaram por causa dos recordes em volume de chuvas registrados desde o ano passado.

“O arroio Mauá, neste ponto, recebe o fluxo intenso de outros dois cursos d'água, o arroio Teutônio Vilela e o Vasco da Gama que se encontram perto da rua 25 de Julho e seguem um fluxo único até a Av. Mauá. Essas águas que descem na direção sul com muita força acabam suprimindo a corrente do Mauá, causando alagamento. Com a macrodrenagem e fileira dupla de galerias, o arroio Mauá vai escoar o seu volume de água até o ponto em que se torna arroio Sapiranga e segue o curso na direção sul.”

Outra melhoria importante que essa obra traz é a duplicação do trecho da Avenida Mauá entre as avenidas 20 de Setembro e João Corrêa, que é uma reivindicação antiga da população e vai melhorar o fluxo do trânsito na região. É fundamental a compreensão da população quanto à complexidade da obra. "Teremos bloqueios de vias em vários momentos, isso é necessário principalmente para as escavações", explica Regla. No trajeto que começa em frente à UPA 24h e vai até a avenida Vinte de Setembro, por exemplo, toda a pista sul da avenida Mauá será escavada e afundada, para receber as galerias. A orientação é para atenção redobrada de motoristas e pedestres também no entorno da obra, por causa dos desvios no trânsito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895