Começam em Porto Alegre obras de revitalização do Terminal Mendes Ribeiro

Começam em Porto Alegre obras de revitalização do Terminal Mendes Ribeiro

Reformas no local devem durar cinco meses, conforme empresa responsável

Felipe Faleiro

Equipe da DW Engenharia iniciou ontem pela manhã a lavagem das paredes

publicidade

Começaram nesta terça-feira as obras de revitalização do Terminal Mendes Ribeiro, que liga a avenida Protásio Alves à 3ª Perimetral, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. A obra, executada pela empresa DW Engenharia, da Capital, tem prazo de cinco meses para finalização. Nesta primeira etapa, está sendo feita a limpeza das paredes e outros espaços, etapa que deve levar de um a dois meses. A empresa promete não haver intercorrências no fluxo de pedestres ou passageiros das 32 linhas de ônibus do local. Estima-se que 110 mil pessoas passem pelo terminal integrado com viaduto diariamente.

O começo dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito Sebastião Melo e pelos secretários municipais de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, e Serviços Urbanos (SMSUrb), Marcos Felipi Garcia. “A revitalização é fundamental para a manutenção da estrutura, bem-estar e segurança de milhares de pessoas que passam por aqui todos os dias. Vamos seguir avançando por uma Porto Alegre melhor para todos”, avaliou Melo.

A DW é a mesma empresa que executa trabalhos no viaduto Obirici e já realizou o mesmo no Jayme Caetano Braun, Tiradentes e da Conceição. Conforme a Prefeitura, a SMMU começa com equipes próprias já na primeira quinzena de dezembro a reformar os sanitários do Mendes Ribeiro. A pasta ficará responsável também pela modernização das escadas rolantes e elevadores, dentro do Programa Mais Transporte. Atualmente, alguns estão inoperantes. 

Grafites e pichações também serão removidos, e o terminal, inaugurado em abril de 2003, receberá tinta antipichação. Os reparos também incluem corrimãos, guarda-corpos, new-jersey, estrutura da cobertura, escadas, pisos e azulejos das paredes. Já foram reformadas as coberturas das paradas do nível da Protásio Alves, bem como a parte elétrica. Os terminais Azenha (Princesa Isabel), Parobé, Antônio de Carvalho, Nilo Peçanha (Jayme Caetano Braun), e Nilo Wulff (Restinga) estão com reformas concluídas, e ainda restam o Rui Barbosa, Triângulo e José Eduardo Utzig.

A diarista Ionara Geraldo, moradora do bairro Passo das Pedras, hoje pela manhã aguardava o coletivo e afirmou frequentar o Terminal Mendes Ribeiro uma vez por mês. Ela diz ter aprovado as revitalizações previstas. “Estava precisando, e tomara que isto seja para melhor. Embaixo do viaduto, chove bastante e molha todo mundo que passa por ali. Fora os elevadores e escadas rolantes, que as pessoas não podem utilizar porque não funcionam”, comentou ela.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895