Comerciantes do Mercado Público de Porto Alegre comemoram aumento de vendas para as festas de fim de ano

Comerciantes do Mercado Público de Porto Alegre comemoram aumento de vendas para as festas de fim de ano

O estabelecimento funcionará até 19h nesta sexta e sábado. Domingo estará aberto até as 16h

Paula Maia

Dos itens que não podem faltar na ceia de ano novo, uvas, romãs, louro e frutas vermelhas estão na lista

publicidade

A sexta-feira amanheceu chuvosa e refletiu no movimento do Mercado Público de Porto Alegre, nas primeiras horas do dia. Mas a expectativa dos permissionários é de movimento intenso até o sábado, devido a procura dos itens para a ceia de Ano Novo. O estabelecimento funcionará até as 19h de sexta e sábado. Domingo ficará aberto até as 16h, e fechado no 1º de janeiro.

De acordo com o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público de Porto Alegre, Rafael Sartori, de forma geral, o fluxo de pessoas no mês de dezembro deve ter um acréscimo de 10% a 15% em relação ao ano passado.

No entanto, por mais que as vendas nos açougues se mantenham estáveis, Sartori observa uma queda na arrecadação devido ao valor da carne. “A carne no geral está 20% mais barata de forma monetária, então a previsão é que nossas vendas finalizem em 20% de queda no comparativo anual”, declara.

Maria Luísa Tomasi administra a banca da família que vende verduras, legumes e frutas. Ela diz que o Mercado Público é uma escola e que vive o dia a dia do local desde que nasceu, há 27 anos.

Maria destaca a singularidade do Mercado Público. Segundo ela, a diversidade de produtos e a qualidade no atendimento são diferenciais inigualáveis.

“Eu já fui em outros mercados públicos de outros estados e não existe nenhum que seja igual ao nosso. Queria fazer um chamado para o pessoal vir comprar aqui, passear no mercado, conhecer. Porque aqui você encontras tudo em um só local”, afirma.

Maria revela que as vendas deste ano estão melhores do que no ano passado, mas ainda não houve uma recuperação significativa após a pandemia. Entre os itens mais procurados para a ceia de Ano Novo estão as uvas, romãs, louro e frutas vermelhas.

Tiele Mota é moradora de Viamão e faz questão de fazer as suas compras no Mercado Público de Porto Alegre. Após as compras para o Natal, ela voltou ao local para adquirir os produtos para a ceia de Ano Novo. “Aqui tem tudo em um só lugar”, afirmou revelando que o cardápio vai ser o tradicional com lentilha e porco.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895