Calor deve aumentar o consumo de água e açai.

Comerciantes esperam crescimento nas vendas com o calor

Previsão é que as temperaturas fiquem perto dos 40°C no fim de semana

Angélica Silveira

A projeção é que aumente o consumo de açai no final de semana.

publicidade

Com a previsão das temperaturas podendo chegar a 40°C no último final de semana de primavera, alguns municípios se preparam para que a população não sofra com as altas temperaturas, tendo a oportunidade de se refrescar e amenizar os efeitos da falta de umidade.

Um dos casos é o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) que monitora o abastecimento de água 24 horas por dia, faça chuva ou sol, frio ou calor. A expectativa é que nos dias mais quente, como os que se aproximam, o consumo aumente e mantenha o desafio de manter o fornecimento a pleno é maior.

Por meio de nota, a autarquia disse que todas as estações estão de prontidão para realizar manobras, caso seja necessário. No mais, todos os equipamentos de proteção individual são disponibilizados aos servidores, como protetor solar e uniformes adequados, e a orientação é de hidratação constante.

O consumo tende a aumentar ainda mais durante o verão, mas é alto durante o ano todo. Se produz mais de 100 milhões de litros de água tratada diariamente. "Num espaço mais curto de tempo não dá para prever, são muitos fatores que podem influenciar no consumo em escala macro. Passar essa previsão seria especular", projeta.

Na última semana, o Sanep inaugurou novo reservatório de água no Balneário dos Prazeres, ampliando em mais de seis vezes a capacidade de armazenamento de água, beneficiando também os moradores da Colônia Z3 e de todo o Laranjal, em investimento superior a R$ 1,5 milhão.

Ainda neste verão, deverá ser inaugurada a ETA São Gonçalo, obra de R$ 52 milhões que ampliará em até 500 litros por segundo a produção de água tratada em Pelotas, qualificando o abastecimento de toda a cidade. "Tudo isso é preparação e planejamento para que quando registre-se uma sequência de dias com temperaturas mais elevadas, por exemplo, o Município esteja pronto para prestar serviço de saneamento de qualidade à população", destaca.

Os vendedores de água também comemoram as altas temperaturas. Renato Rediess acredita que irá no mínimo dobrar o número de galões de 20 litros em dias quentes, como os que se aproximam.

"Por dia chego a 20 galões, sendo que nos dias frios este número cai para no máximo 10, tem época que chego a comercializar só seis. De acordo com a previsão já resolvi estocar água para não faltar", conta. Ele traz para os galões cheios de Barra do Ribeiro para Pelotas. Muita gente é apaixonada posa açaí, preferindo a fruta a qualquer sorvete para se refrescar.

É nisso que aposta a empresária Angelita Cruz Specht Tavares, que comprou uma açaiteria em agosto. "Eu acredito que até agora o clima não ficou muito definido, por isto as pessoas compraram menos. Caso se confirme o calorão espero vender bem. Há semanas que compro 40 caixas de açaí. Tem outras que sou obrigada a comprar a metade. Esperamos que este fim de semana seja pra consumo", projeta, ela que irá manter a açaiteria aberta de terça a domingo das 13h30 às 21h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895