Comissão da Câmara vistoria falta de auxiliares de saúde bucal em pronto atendimento

Comissão da Câmara vistoria falta de auxiliares de saúde bucal em pronto atendimento

Vereadores visitaram serviço de Odontologia do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS)

Felipe Samuel

Comitiva ouviu queixas de falta de funcionários no pronto atendimento

publicidade

Após receber denúncias de falta de auxiliares de saúde bucal no serviço de Odontologia do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu nesta sexta-feira com servidores da instituição. Durante a vistoria, a comitiva composta pelas vereadoras Karen Santos (PSol), que propôs a visita, Lourdes Sprenger (MDB) e o vereador José Freitas (Republicanos) ouviu queixas de falta de profissionais em diversas áreas.  

A coordenadora do serviço de Odontologia do PACS, Liliane Cardoso Hilgert, afirmou que há uma defasagem de sete auxiliares de saúde bucal para atendimento. “Temos hoje 5 auxiliares para fechar uma escala de 24 horas. A Odontologia do Pacs atende casos graves e a gente não pode fechar o plantão, porque justamente à noite as pessoas não têm para onde correr no final de semana. A gente vem pedindo para a secretaria desde 2019 reposição de pessoas que vão se aposentar. Tivemos duas exonerações e não tivemos nenhuma reposição”, afirmou.  

Liliane afirmou que a prefeitura se comprometeu a agilizar o processo de contratação. O dentista na emergência precisa de um auxiliar junto dele para instrumentar, alcançar, porque caso contrário o atendimento fica muito truncado, se quebra a cadeia de biossegurança”, destacou. O setor de Odontologia realiza, em média, cerca 1 mil atendimentos por mês. Atualmente, são 13 dentistas e 5 auxiliares atuando no local.

Conforme Freitas, que preside a Cosmam, as demandas serão encaminhadas pela Câmara à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). “Estamos oficiando a SMS pedindo para que eles possam repor o quadro de funcionários o mais rápido possível. Alguns servidores de outros setores poderão ser redistribuídos para o postão. Está mais fácil de resolver essa situação”, avaliou. Coordenador Municipal de Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, Paulo Ricardo Bobek afirmou que a prefeitura autorizou a contratação de seis técnicos de saúde bucal.

“Vamos levar as demandas para a nova diretora de atenção primária, que vai verificar o mapa da questão da saúde bucal na cidade e fazer avaliações e a distribuição conforme foi demandado pelo Conselho Municipal de Saúde”, afirmou. Além desse reforço, Bobek garantiu que 148 profissionais vão reforçar as emergências. “Serão mais 20 técnicos em enfermagens e 6 enfermeiros para o Pacs”, completou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895