Comissão reforça ações por duplicação da BR 290 em Pantano Grande

Comissão reforça ações por duplicação da BR 290 em Pantano Grande

Frente Parlamentar irá se reunir com bancada gaúcha na Câmara Federal em Brasília

Correio do Povo

Comissão reforça ações por duplicação da BR 290 em Pantano Grande

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A Frente Parlamentar pela Duplicação da BR 290, formada por 21 deputados estaduais, irá se reunir nesta quarta-feira com a bancada gaúcha na Câmara Federal e com o relator setorial de Transportes da Comissão Mista de Orçamento, senador Valdir Raupp, com o objetivo de garantir verbas para as obras na rodovia. A decisão ocorreu durante audiência pública da Comissão Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, nessa segunda, em Pantano Grande.

Outros assuntos ainda serão incluídos na pauta do encontro em Brasília, como a solução para a situação da judicialização que causou a paralisação das balanças da rodovia, a agilidade na abertura do edital para viabilizar a inclusão da via no plano de concessões, o concurso para aumentar o efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em pelo menos 300 servidores ou a adoção de um plano de contratação de pessoal aposentado. O trecho a ser duplicado, entre os municípios de Eldorado do Sul e Pantano Grande, abrange 115,5 quilômetros, divididos em quatro lotes.

O coordenador da Frente Parlamentar pela Duplicação da BR 290, Luiz Fernando Mainardi, salienta a necessidade de reforçar a mobilização da comunidade. “A BR 290 é uma rodovia essencial para o desenvolvimento do Estado”, disse. O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Frederico Antunes, defende a duplicação do orçamento para a manutenção e uma solução nas pendências para seguir o estudo de viabilidade para a concessão da rodovia federal.

Conforme o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, o valor atual do orçamento é de R$ 755 milhões. Destes, foram investidos 10%, o que possibilitou o início das construções de viadutos em Charqueadas e Pantano Grande e o pagamento de desapropriações. Além disso, somente para a manutenção e sinalização da rodovia, o valor de R$ 356 milhões previsto para este ano terminou na segunda quinzena de outubro. Para 2018, devem ser destinados R$ 333 milhões. O Dnit pede suplemen-tação orçamentária para que a BR permaneça trafegável.

O limite de tráfego da rodovia é de 11 mil automóveis por dia, mas o movimento atual é de 20 mil carros e caminhões. Entre 2010 e 2016, foram 2.111 acidentes, com 112 mortes e 400 feridos graves, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

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