Concluída obra de restauração de ponte centenária em Caxias

Concluída obra de restauração de ponte centenária em Caxias

Trabalhos foram executados ao custo de aproximadamente R$ 305 mil

Celso Sgorla

Construída com rebites, sem uso de parafusos, a ponte tem extensão total de 108 metros e altura de 19,6 metros

publicidade

Foram concluídas nesta quarta-feira as obras de restauração de 59 metros da Ponte dos Korff que estava interditada desde o dia 11 de janeiro de 2021, logo após o rompimento do madeirame.

Inaugurada em 1907, a estrutura está localizada entre os distritos de São Manuel, em Campestre da Serra, e Criúva, em Caxias do Sul. Construída com rebites, sem uso de parafusos, a ponte tem extensão total de 108 metros e altura de 19,6 metros. Foi a primeira ponte construída sobre o rio das Antas. O caminho era usado por tropeiros desde o início do século XX para fazer o transporte de mercadorias entre a região e as áreas centrais do país. Em 2006, a ponte foi declarada patrimônio histórico e cultural do Estado.

Por ser uma obra de arte especial centenária, envolvendo uma estrutura de relevância histórica, turística e cultural para o Estado, o trabalho de restauração envolveu a substituição completa dos dormentes e pranchões que compõem o tabuleiro da estrutura.

Foram realizados reparos nas fundações do pilar central com concretagem e reparos nas chapas de aço na estrutura treliçada. A estrutura em aço foi devidamente jateada, lixada e preparada para aplicação da pintura com tinta epóxi industrial de alta durabilidade para suportar a exposição ao ambiente da região.

Para o secretário de Obras de Caxias do Sul, Norberto Soletti, a finalização do trabalho tem de ser comemorada, devido a estrutura estar situada num ambiente agressivo com alto índice de umidade e exposta diretamente às intempéries climáticas.

“Enfrentamos todas as dificuldades, tanto aquisição dos produtos devido à pandemia, intercorrências climáticas severas, alta umidade da região. Tivemos de abrir uma estrada para caminhões acessarem o leito do rio para poder fazer a concretagem do pilar central da estrutura, e a madeira é um material de uso específico, não é comum ter disponível na região Sul, mas com calma e paciência contornamos os obstáculos e concluímos a obra dentro do orçamento”. As obras foram executadas ao custo de aproximadamente R$ 305 mil.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895