Conclusão das obras da nova ponte do Guaíba depende de novo edital, que ainda não saiu

Conclusão das obras da nova ponte do Guaíba depende de novo edital, que ainda não saiu

Inaugurada em 2020, construção ainda precisa de quatro alças de acesso que deverão integrar programa de concessão

Christian Bueller

Maria Cristina, moradora da rua Dona Teodora, espera por mudanças há dois anos

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Aguardado para 2022, o lançamento do edital para a concessão que significaria a conclusão da nova ponte do Guaíba não saiu. Inaugurada em 2020 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a construção está 97% pronta e em operação, mas ainda restam terminar quatro alças de acesso. Esta etapa vai fazer parte de um programa de concessão, ainda em fase de estudos, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de 667 quilômetros das BRs 116, 158, 290 e 392, em trechos que vão de Porto Alegre a Camaquã.

Dentro desse escopo, é previsto pelo Ministério da Infraestrutura o reassentamento de cerca de 400 famílias que moram às margens da rua Voluntários da Pátria, o que ainda não aconteceu. “Faz dois anos que estou esperando. Falaram em mudança e até algo em dinheiro, mas não vi nada. Ficou na promessa”, reclama a moradora rua Dona Teodora, Maria Cristina Dutra, 43 anos, que olha pela janela, todos os dias, a obra inconclusa. Atualmente desempregada, ela convive com acidentes freqüentes, entre atropelamentos e colisões na região. “Morte ainda não, ainda bem”, realça. O que mais a incomoda é a poeira no entorno da casa onde mora e os alagamentos após chuvas que nem precisam ser torrenciais. “Chegamos a ficar dentro de água, se bobear”, lamenta.

A área, nas proximidades da nova ponte do Guaíba, que já sofreram com vandalismo e colocação de lixo, passou por manutenção recente. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informou que recolhe 20 toneladas de lixo por semana, em média, na região do bairro Humaitá e Vila Farrapos. As alças que faltam serem concluídas são no sentido avenida Castelo Branco/Eldorado do Sul, sentido Gravataí/bairro Humaitá, sentido Eldorado do Sul/bairro Humaitá e sentido bairro Humaitá/Eldorado do Sul.

A via, de 2,9 quilômetros de extensão, faz a ligação entre a BR 290 e a BR 116. Conforme o Dnit, a “conclusão das obras da nova ponte do Guaíba integra objeto de estudo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para concessão". Mas, enquanto as famílias das vilas Tio Zeca e Areia, no bairro Navegantes, não forem removidas, a obra não será concluída em sua plenitude, como o previsto quando começou, em 2014.


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