Confirmada programação híbrida para marcar a Semana Farroupilha em Uruguaiana

Confirmada programação híbrida para marcar a Semana Farroupilha em Uruguaiana

Serão desenvolvidas atividades remotas, com transmissões virtuais, envolvendo o Movimento Tradicionalista Gaúcho

Fred Marcovici

A Chama Crioula será acesa na localidade de Sant'Ana Velha, a 35 quilômetros do centro de Uruguaiana

publicidade

A Semana Farroupilha 2020 em Uruguaiana será realizada em modo diferenciado adequando-se às restrições impostas pela pandemia - sem deixar de lado o resgate histórico da data. O município foi a primeira e única localidade fundada pelos "farroupilhas"  - a filha dileta dos farrapos. "Assim, não poderíamos deixar de comemorar a data, relembrando as origens do município, cumprindo todos os protocolos com a segurança em meio ao novo coronavírus", disse o presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, Henrique Neumann.

“Dos Rincões da Fronteira, para os Galpões do Mundo” é o lema escolhido para as comemorações do evento marcado para acontecer em Uruguaiana - de 13 a 20 de setembro. Em nível estadual, o tema deste ano é “Gaúchos Sem Fronteiras” que faz uma homenagem à particularidade do povo gaúcho de espalhar-se geograficamente pelo mundo, porém sem perder suas raízes culturais. A Chama Crioula será acesa na localidade de Sant'Ana Velha, a 35 quilômetros do centro de Uruguaiana, área que deu origem ao município.  

 “A realização de ações presenciais alusivas aos Festejos Farroupilhas serão restritas, sem aglomerações, garantindo o simbolismo da data”, explica Neumann. No centro das alterações, por conta do cumprimento dos protocolos de saúde pública, surgiu o projeto de realizar o resgate histórico, tendo como simbologia a origem do município durante a Revolução Farroupilha. A estrutura foi destruída em 1840 por uma violenta enchente. 

Em 24 de fevereiro de 1843, a povoação foi restabelecida e refundada pelo Governo Farrapo em espaço mantido até a presente data. A emancipação ocorreu mais tarde, em 29 de maio de 1846, quando se desvinculou do município de Alegrete. “Por ser a única cidade originada do movimento farroupilha, Uruguaiana tem importante relevância dentro do contexto histórico do Rio Grande do Sul”, explica Neumann.

Durante a Semana Farroupilha 2020, serão desenvolvidas atividades remotas, com transmissões virtuais, envolvendo o Movimento Tradicionalista Gaúcho em todas as suas formas. “Teremos desde apresentações artísticas de nomes de relevância da cultural local e estadual até aulas de gastronomia gaúcha”, ressalta Neumann. 

Retomada de Uruguaiana

Dentro das comemorações vai estar a Retomada de Uruguaiana. A cidade invadida em 5 de agosto de 1865, por tropas paraguaias de Solano Lopes. A Guerra do Paraguai, envolveu tropas brasileiras, argentinas, uruguaias e do outro lado as paraguaias. O desfecho ocorreu em 18 de setembro de 1865, com a rendição dos paraguaios, após 44 dias de sítio à cidade com os mandatários da Tríplice Aliança. Uma cerimônia será realizada e transmitida virtualmente lembrando o momento histórico. 

Encerrando os Festejos Farroupilhas 2020, será realizada no dia 20 de Setembro a transmissão do Desfile Farroupilha do ano passado. “Uma forma de relembrar o que aconteceu em 2019, que queremos que seja retomada em 2021”, finaliza Neumann.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895