Conselho de Odontologia convoca categoria para avaliações bucais solidárias no RS

Conselho de Odontologia convoca categoria para avaliações bucais solidárias no RS

Entidade realiza chamamento público de profissionais para somar na ação solidária

Correio do Povo

Presidente do CRO/RS, Nelson Eguia, convoca a categoria a participar da ação solidária.

publicidade

Avaliações bucais solidárias feitas por especialistas serão oferecidas por profissionais de todo o Rio Grande do Sul, em campanha do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS). A ação tem o objetivo de prevenir o câncer de boca, que é o oitavo mais frequente no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que prevê que a doença atingirá cerca de 15 mil pessoas por ano até 2025. 

Para que a iniciativa seja colocada em prática, a entidade realiza chamamento público de cirurgiões-dentistas, clínicas odontológicas e universidades que atuem na área para participar da ação solidária. Conforme o edital de chamamento público, esssas avaliações não serão cobradas. A mobilização é a primeira etapa para a campanha Maio Vermelho 2023, que terá outras diversas ações ao longo do próximo mês. "A adesão da classe odontológica a essa campanha será vital para o combate de um câncer que é um dos mais frequentes na população", afirmou o presidente do CRO/RS, Nelson Eguia.

Interessados em serem referência para atendimento solidário em suas regiões no mês de maio precisam ser inscritos e regularizados no Conselho. As inscrições estão abertas aos profissionais e devem ser feitas até 20 de maio, pelo site do CRO/RS. O foco da campanha são pessoas que residam na região onde fica a clínica ou consultório do atendimento e precisem do acesso gratuito.

Após o fim da campanha, os participantes deverão encaminhar ao Conselho relatório sobre atendimentos e índices de possibilidade de lesão cancerígena, para que seja feita a divulgação estatística dos dados e resultados do projeto. Em 14 de abril, a Comissão de Estomatologia do CRO/RS realizará uma capacitação para cirurgiões-dentistas que fazem parte da Atenção Primária em Saúde, sobre as principais lesões bucais, diagnóstico, tratamento e, quando necessário, o encaminhamento do paciente para a atenção secundária/terciária. 

O câncer bucal

O câncer de boca é um tumor maligno que pode afetar todas as estruturas da cavidade bucal, lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e na região embaixo da língua. Na Região Sul, é o  6ª tipo de câncer mais frequente entre os homens e o 16º entre as mulheres. Os fatores de risco são consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem protetor, infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) e má higienização bucal. A falta de alimentação balanceada e exercícios físicos regulares também podem contribuir.

Os principais sintomas são lesões na cavidade oral que demoram a cicatrizar, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos sem razão aparente, nódulos na mucosa, dormência em alguma área e rouquidão. Em casos mais avançados, pode haver dificuldade para mastigar e engolir, para falar e para movimentar a língua, além de sensação de que há algo preso na garganta. O principal método de diagnóstico é o exame clínico feito por um cirurgião-dentista.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895