Conselho promove mobilização para que população participe da Consulta Popular 2020

Conselho promove mobilização para que população participe da Consulta Popular 2020

A meta é que milhares de pessoas votem nos projetos apresentados na cédula

Agostinho Piovesan

Consulta Popular garantiu, em anos anteriores, recursos para implantar o serviço de Oncologia no HDP

publicidade

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), com sede em Frederico Westphalen, no Norte do Estado, e que abrange 22 municípios, promove intensa mobilização para votar nas demandas da região, em mais uma Consulta Popular do Governo do Estado. A meta é que milhares de pessoas votem nos projetos apresentados na cédula.

Nesta edição, na região, a cédula de votação registra três demandas, entre as quais os eleitores poderão escolher uma na votação que iniciou na segunda-feira e encerra no dia 3 de novembro. O primeiro projeto garante o apoio às cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento local e região.

Segundo a presidente do Codemau, Márcia Faccin, esta demanda relaciona-se à reforma e ampliação de estruturas de propriedades rurais adequadas à visitação turísticas; construção de galpões para utilização na atividade da bovinocultura de leite e o fortalecimento das cadeiras da fruticultura com destaque para a vitivinicultura e citricultura. “O projeto número um também busca fortalecer as áreas da apicultura, caprinocultura, ovinocultura, piscicultura, aves, bovinocultura de leite, suínos, erva-mate, produção de porongos, além de hortaliças, pedras precisas e fertirrigação.

O segundo projeto da cédula visa estruturar as ferramentas digitais (telefonia e Internet) visando o atendimento dos pleitos da população regional. Por fim, o terceiro projeto visa resgatar nos jovens, filhos de agricultores, o entusiasmo e a motivação para permanecer no meio rural, com geração de renda, qualidade de vida e inclusão social.

Desde 2003, quando iniciou a Consulta Popular, os municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai, foram beneficiados com R$ 60 mil. Os recursos foram aplicados nas áreas da saúde, segurança, agricultura e infraestrutura.

Segundo a presidente do Codemau, a região sempre teve uma participação significativa em todas as consultas populares realizados pelo governo do Estado. “Em número de votos a região do Codemau sempre esteve entre os três primeiros Coredes, dos 28 existentes no Rio Grande do Sul, o que garantiu recursos significativos aplicados em áreas estratégicas, atendendo pleitos históricos desta parte do Rio Grande do Sul”, disse.

Márcia lembra que nos últimos anos a região se mobilizou e foram garantidos recursos para a implantação do Setor de Oncologia do Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen. “Parte dos recursos já foi liberado e a obra está iniciando, atendendo dezenas de municípios, já que os pacientes acometidos de câncer atualmente são obrigados a deslocar-se até Erechim, Ijuí ou Passo Fundo para serem atendidos”.

A presidente do Conselho cita, ainda, que a região obteve recursos significativos e que nos últimos anos foram aplicados no setor primário, alavancando as cadeias produtivas, mantendo o homem no campo, gerando renda e desenvolvimento. “O processo da Consulta Popular é de extrema importância, pois envolve a população na discussão e escolha das demandas a serem atendidas com recursos do Estado”, disse.

Na consulta de 2017 votaram 34 mil eleitores e em 2018 o número de votantes chegou a 39,6 mil. No ano passado foram registrados 25,6 mil votos de um universo de 117,1 mil pessoas aptas a votar. As demandas votadas nesta edição da Consulta Popular são as definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Codemau. Neste ano a votação será realizada de forma virtual, pelo site do governo do Estado ou via SMS, evitando assim aglomeração de pessoas e a disseminação do coronavírus.

A direção do Codemau lembra que, para os municípios acessarem os recursos, os mesmos terão que atingir no mínimo 2% de votos no município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895