Construção de viadutos em frente ao Parque Assis Brasil deve iniciar na segunda quinzena de junho

Construção de viadutos em frente ao Parque Assis Brasil deve iniciar na segunda quinzena de junho

O prazo de conclusão dos trabalhos das duas estruturas está estimado para o primeiro semestre de 2024

Fernanda Bassôa

Início da construção de dois viadutos em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, na BR 116, em Esteio, está previsto para a segunda quinzena de junho

publicidade

O início das obras de construção de dois viadutos em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, na BR 116, em Esteio, está previsto para a segunda quinzena de junho, segundo informou o DNIT. O prazo de conclusão dos trabalhos está estimado para o primeiro semestre de 2024. Já o terceiro viaduto, de retorno à BR 116, próximo ao km 257, tem como previsão de início janeiro do próximo ano e término em dezembro de 2024. As obras serão paralisadas durante a Expointer e retomadas ao término do evento.

Segundo a autarquia federal, ainda em Esteio, estão previstas as obras dos viadutos de acesso à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), na divisa com Canoas, e do viaduto sobre a Trensurb, programadas para acontecerem em 2024 e 2025. A ampliação das pontes do Arroio Sapucaia tem como cronograma o início no segundo semestre de 2024 e conclusão no primeiro semestre de 2025.

Na semana passada, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, participou de audiência pública, da Frente Parlamentar de Obras Viárias e Mobilidade, na Câmara Vereadores de Esteio, junto com os vereadores Leo Dahmer, Fernanda Fernandes e Gilmar Rinaldi. “Estas obras vão facilitar o acesso dos visitantes ao parque e o retorno adequado para a BR-116”, disse o superintendente do DNIT.

Além disso, ele garantiu que as obras de alargamento do viaduto da Metrovel e da Avenida Boqueirão, na cidade de Canoas, que permitirão a implantação de uma terceira faixa em ambos os sentidos, ampliando a capacidade de fluxo na rodovia, também estão no cronograma. Estas, segundo ele, devem iniciar em 30 dias.

No encontro, Hiratan disse ainda que o trecho de São Leopoldo, por ser o mais degradado, é o que tem prioridade a receber as melhorias. Além do alargamento da ponte sobre o Rio dos Sinos, já em construção, mais duas novas pontes serão construídas sobre a várzea do rio. No acesso ao bairro Scharlau, local considerado de grande fluxo, já está em andamento a construção de dois novos viadutos, que deixará o trânsito com mais fluidez e mobilidade.

Novo Hamburgo também receberá melhorias ligando os bairros que têm, atualmente, interferência com a BR 116. “Estão previstas a construção de novas alças no Viaduto Ayrton Senna, que criará novos acessos, tanto para quem entra na rodovia, quanto na direção do Centro e do bairro Primavera, sobre o arroio Luis Raul, onde haverá mais uma pista em cada sentido do pontilhão, desafogando as retenções de tráfego na região”, destacou. As intervenções devem diminuir o tempo de viagem e garantir mais segurança e conforto aos gaúchos.

O DNIT tem disponível, em 2023, um orçamento de R$ 174 milhões para as obras do lote 1 das melhorias da BR 116. Com esse recurso, a autarquia pretende concluir as obras do complexo do Rio dos Sinos até a Scharlau, em São Leopoldo, e iniciar as obras em Esteio. O Departamento ressalta que todas as obras previstas no lote 1 estão estimadas em R$ 700 milhões para total execução.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895