Construção do viaduto na ERS 118 em Gravataí deve ser concluída no último trimestre de 2024

Construção do viaduto na ERS 118 em Gravataí deve ser concluída no último trimestre de 2024

Motoristas que deslocam pela rodovia em direção ao litoral devem ter atenção redobrada com a sequência de desvios até o acesso à freeway

Fernanda Bassôa

No local há um volume diário médio que já supera os 30 mil veículos

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Diante das altas temperaturas que têm sido registradas nos últimos dias, famílias da Região Metropolitana têm feito as malas e aproveitado os finais de semana para pegar um bronze e curtir o calorão à beira-mar. Os condutores que utilizam a ERS 118 para acessar a freeway, em deslocamento às praias do Litoral Norte, ou mesmo para Viamão, em direção a ERS 040, sentido Cidreira, Magistério ou Palmares do Sul, é preciso ter cuidado, cautela e muita paciência. É que o viaduto que está sendo construído no acesso à avenida Centenário, na interseção da ERS 118 com a ERS 030, no trecho de Gravataí, começou a tomar forma entre as pistas e uma série de desvios podem ser conferidos ao longo do caminho. A previsão de conclusão dos serviços é para o último trimestre de 2024.

De acordo com informações da Secretaria de Logística e Transportes do Estado, do total do projeto, 45% dos serviços já foram realizados. A obra consiste na execução de duas construções importantes e paralelas. Uma delas é um viaduto metálico de acesso à ERS 030 e a outra é de uma passagem inferior de acesso ao Distrito Industrial. O viaduto terá uma alça de acesso de 180 metros e alça de descida de 135 metros. O viaduto terá 72 metros de comprimento e 10 metros de altura. A passagem inferior da ERS 118 terá cerca de 44 metros de comprimento e 25 metros de largura, como uma altura de 10 metros entre pavimentos.

Quanto ao número de pistas que serão disponibilizadas para o tráfego, o viaduto metálico terá uma pista simples. A passagem inferior terá duas pistas duplas na parte superior, e duas pistas na parte inferior, uma simples (retorno sentido Sapucaia) e uma dupla (acesso ao Distrito e retorno Freeway), segundo informou a Secretaria estadual. No local há um volume diário médio que já supera os 30 mil veículos.

No momento, as equipes executam os aterros do viaduto metálico, em fase final da obra do viaduto metálico, executando a superestrutura da passagem inferior, obras de drenagem e obras complementares do projeto. As próximas etapas serão os aterros da passagem inferior, a restauração de pavimento entre o viaduto metálico e a freeway, além dos serviços de pavimentação e drenagem. O motorista de caminhão, Antônio Coimbra Charutti, que passa com frequência pelo local, diz que é preciso estar atento com a sequência de desvios e manter a velocidade reduzida, pois há muitos homens e máquinas na pista. “Em horários de pico o trânsito fica complicado, mas quando a obra for finalizada vai melhorar muito o trânsito nesta região.”

A intervenção no local conta com investimento de R$ 28 milhões do Governo do Estado e a principal finalidade é melhorar o acesso tanto para o Distrito Industrial de Gravataí quanto para a ERS 030, visando também a segurança dos utilitários da rodovia. Em 2020, foi finalizada a duplicação dos 22,5 quilômetros que interligam os acessos à BR 116, em Sapucaia do Sul, e à freeway, em Gravataí. A estrada é uma alternativa a rodovias federais da região não apenas para os moradores dos quatro municípios cortados pela ERS 118 (Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha e Gravataí), mas para todos os motoristas que trafegam pela Região Metropolitana em direção tanto ao Litoral Norte e ao interior do Estado.


Correio do Povo
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