Consulado dos Estados Unidos simula ataque terrorista em Porto Alegre

Consulado dos Estados Unidos simula ataque terrorista em Porto Alegre

Treinamento contou com participação de diversos órgãos de segurança

Giullia Piaia

publicidade

O Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre realizou, na tarde desta quarta-feira, seu exercício anual de segurança para eventos de grande porte. Este ano, a simulação de um ataque terrorista aconteceu nas instalações do consulado e contou com a participação da Brigada Militar (BM), Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOPE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), EPTC e SAMU. “É a primeira vez que temos uma colaboração tão grande, tanto da segurança pública, quanto da nossa vizinhança”, afirmou o diretor de segurança do consulado, Davis Wallentine. 

O início do exercício se deu com a chegada de um carro inimigo na entrada do estacionamento do consulado, na rua Bezerra de Menezes, no bairro Passo d'Areia. Os “terroristas” renderam, então, os vigilantes, entraram na garagem e tentaram adentrar o prédio principal, depois de explodir uma bomba no terreno ao lado do consulado. A partir disso, começam a chegar os serviços de segurança e salvamento. “Esse simulado vai testar os protocolos de resposta internos e externos. Por mais que tenhamos protocolos escritos, é preciso testá-los, pois em situações de alta complexidade, os níveis de estresse são altos”, explica o tenente-coronel Felipe Costa Santos Rocha, comandante do BOPE.

Esse foi o maior exercício realizado pelo Consulado em Porto Alegre até hoje, mobilizando mais de 100 pessoas. A rua Bezerra de Menezes foi fechada entre as avenidas Assis Brasil e Grécia, sendo liberada pouco menos de duas horas depois, ao término do exercício. A simulação fez parte de treinamentos que ocorrem em instalações do governo americano no mundo todo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895