Convênio entre Universidade de Santa Maria e associação garante a realização de testes do Covid-19
Testagem envolverá 43 cidades da Zona de Produção
publicidade
A Associação dos Municípios da Zona da produção (Amzop) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - campus de Palmeira das Missões - firmaram nessa segunda-feira, um convênio que permite a realização de testes do novo coronavírus, a partir de material de pacientes de 43 municípios. Com isso, será possível ampliar de forma significativa a testagem nos municípios da Amzop, vinculados às 15ª Coordenadoria Regional da Saúde, com sede em Palmeira das Missões, e à 19ª CRS, com sede em Frederico Westphalen.
Segundo o presidente da associação, Gerry Sawaris, poucos testes foram realizados até agora. Diante da falta de kits do Estado e da capacidade financeira dos municípios em implantar estruturas para o trabalho.
O diretor do campus, Rafael Lazzari, disse que as análises serão realizadas no laboratório da UFSM, onde no mês passado foi montada uma estrutura a partir de uma parceria entre a universidade, a Prefeitura de Palmeira das Missões e empresas, o que garante a realização de 60 exames por dia. “Vínhamos realizando testes a partir de material trazido de dez municípios, mas a partir do convênio com a Amzop teremos condições de ampliar de forma significativa o trabalho.”
O prefeito de Palmeira das Missões e presidente da Federação dos Municípios do RS (Famurs), Eduardo Russomano Freire, disse que existe um vácuo nesta parte do Estado quanto à realização de testes. “A partir deste trabalho, as ações serão focadas com mais efetividade.”