Convênio garante implantação de orquestras em escolas de Novo Hamburgo

Convênio garante implantação de orquestras em escolas de Novo Hamburgo

O projeto já funciona em quatro instituições e será ampliado para 54 núcleos

Stephany Sander

Serão adquiridos um total de 1.325 instrumentos musicais

publicidade

Em atividade desde agosto do ano passado, o Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo foi oficializado na sexta-feira (15) com convênio entre a prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul). A iniciativa permitirá a implementação de 54 núcleos. 

O projeto já foi implantado em quatro escolas: Eugênio Nelson Ritzel, Bento Gonçalves, Arnaldo Grin e Martha Wartenberg. A secretária de Educação, Maristela Guasselli destaca que mais educandários receberão os 25 instrumentos musicais que compõem a orquestra, entre violinos, violas clássicas, violoncelos e contrabaixo acústico. Devem ser adquiridos 1.325 instrumentos musicais, além de estantes de partituras e material didático. 

Todos os materiais para o aprendizado serão fornecidos em regime de comodato. “O instrumento vai para casa com os alunos para que possam ensaiar, serem vistos e ouvidos pelos pais, amigos, para que todos façam parte desse processo. Na medida que o aprendizado for progredindo, os alunos poderão passar a ser também professores”, explica o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso. O investimento total no projeto é de R$ 3,93 milhões, oriundos do Ministério da Educação. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895