Convênio visa desafogar hospital de Venâncio Aires

Convênio visa desafogar hospital de Venâncio Aires

Acordo entre as prefeituras de Vale Verde e de Passo do Sobrado viabiliza atendimento 24 horas em UBS

Otto Tesche

publicidade

Os prefeitos de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, e de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, assinaram na terça-feira um termo de cooperação entre os dois municípios com o objetivo de desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires. O convênio viabiliza atendimento 24 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Passo do Sobrado, sete dias por semana.

Pelo acordo entre os municípios, Vale Verde oferece valor mensal de R$ 30 mil ao município vizinho, e os serviços de uma técnica em enfermagem para que o atendimento ininterrupto ocorra, visando preferencialmente aos casos suspeitos de Covid-19. O convênio tem validade por 30 dias, mas pode ser prorrogado, dependendo somente da necessidade. “O objetivo principal deste acordo é desafogar a UPA e o Hospital São Sebastião Mártir, nossas referências, que estão com atendimento acima da capacidade. Tudo que nós pudermos resolver aqui, para não enviar pacientes para Venâncio Aires, o faremos”, destacou Carlos Schuch.

O prefeito Edgar Thiesen disse que a parceria tem grande importância no cenário atual diante do aumento significativo de contaminações e de casos graves por conta da Covid-19. “Nosso objetivo é dar o primeiro atendimento aos pacientes dos dois municípios aqui na nossa unidade de saúde, atendendo inclusive, solicitação da direção do hospital, que apelou para que os municípios da microrregião tomassem medidas que desafogassem os atendimentos em Venâncio Aires”, afirmou.

A unidade básica de saúde de Vale Verde atende normalmente de segunda a sextas-feira, das 8h às 22h. Qualquer paciente que precisava de serviço fora deste período até agora era encaminhado pelos veículos da Secretaria da Saúde diretamente ao Hospital São Sebastião Mártir, onde o município mantém um convênio com a entidade de saúde. Passo do Sobrado tem um atendimento durante a semana e aos finais de semana, mas sem plantão da meia-noite às 7h.

A partir de agora, a UBS de Passo do Sobrado passa a atender 24 horas por dia, sete dias por semana, enquanto o convênio dos dois municípios estiver ativo. Desta forma, os pacientes de Vale Verde que precisarem de atendimento fora do período de funcionamento do posto de saúde do município serão encaminhados a Passo do Sobrado.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895