Cooperativa de reciclagem ganha prensa para otimizar o trabalho e ampliar renda

Cooperativa de reciclagem ganha prensa para otimizar o trabalho e ampliar renda

Doação do equipamento é uma das mais recentes entregas do projeto Ser+ da Braskem

Correio do Povo

Equipamento vai otimizar a operação e ampliar a renda dos 12 trabalhadores que atuam em uma das unidades de triagem

publicidade

Com sede no Bairro Farrapos, na Zona Norte de Porto Alegre, a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores Ambiental Comunitário (Cooadesc) está pronta para otimizar ainda mais a sua operação e ampliar a renda dos 12 trabalhadores que atuam em uma das Unidades de Triagem (UTs) mais atuantes região. Com capacidade para enfardar até 200 quilos de resíduos por prensagem, uma prensa hidráulica doada pela Braskem irá contribuir para o melhor manuseio dos materiais, além de agregar valor à renda do negócio, responsável pelo gerenciamento e comercialização de até 12 toneladas de resíduos todos os meses.

“O material prensado possui um valor superior de venda, dependendo, até 10% maior”, conta a presidente da cooperativa, Roseli Maria Nunes, que há mais de três décadas atua com reciclagem e coleta de resíduos. Fundada há 16 anos, a Cooadesc está homologada junto à Prefeitura de Porto Alegre desde agosto do ano passado. Atualmente, ela emprega 12 moradores do bairro - sendo nove mulheres que atuam diretamente nos turnos da manhã e da tarde no processo de triagem dos resíduos, essencialmente, garrafas pet, embalagens plásticas, vidro e sucata. De segunda a sábado a cooperativa recebe até quatro entregas de caminhões da coleta seletiva do município.

Ser+

A doação do equipamento é a mais recente entrega do projeto Ser+. Desenvolvido em âmbito nacional pela Braskem, a iniciativa tem o objetivo de estimular a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores de UTs, fortalecendo e profissionalizando cooperativas para que se tornem protagonistas de grandes transformações sociais e ambientais. Além de eventuais investimentos e entrega de equipamentos, a iniciativa envolve uma permanente assessoria técnica para qualificação do trabalho, doações de equipamentos de segurança e até a execução de obras de melhoria na infraestrutura dos atendidos. No RS, o projeto beneficia 250 trabalhadores da cadeia de reciclagem que atuam em oito UTs: Cooadesc, Coopertinga, Coopertuca, UTC, Chocolatão e Aterro Norte, em Porto Alegre; AECO, de Triunfo; e Cooperativa de Trabalho dos Recicladores e Catadores de Dois Irmãos, em Dois Irmãos.

“Mantemos permanentemente um olhar atento aos diferentes pontos que envolvem a cadeia da reciclagem, procurando contribuir com ações que não somente beneficiem ao meio ambiente, mas também auxiliem na geração de renda e inclusão social de quem atua neste importante segmento que pode e deve ser valorizado”, destaca o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895