Coordenadoria de Saúde mobiliza municípios no Norte do RS para ampliar testes do Covid-19

Coordenadoria de Saúde mobiliza municípios no Norte do RS para ampliar testes do Covid-19

O resultado dos testes será conhecido em no máximo três dias

Agostinho Piovesan

publicidade

A titular da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS) com sede em Frederico Westphalen, Marly Vendruscolo, alerta quanto à necessidade da população fazer o uso de máscaras, higienizar as mãos com álcool gel e evitar aglomerações. As medidas são para evitar a disseminação do coronavírus.

Marly disse que nos 26 municípios da 19ª CRS percebe-se que as pessoas estão, aos poucos, relaxando em relação aos cuidados necessários a fim de evitar a contaminação. “Na região, foram registrados 3.343 casos confirmados, 3.154 recuperados e 58 óbitos. Não é momento de relaxar, de se descuidar, pois apenas pequena parte da população foi testada e ninguém, sabe quem pode ter o vírus e que mesmo assintomático pode transmitir para outras pessoas”, alerta.

A coordenadora informou que, na próxima segunda-feira, será ampliado o número de pessoas testadas. “O material para realizar os testes será coletado pelas equipes das Secretarias Municipais de Saúde e encaminhadas a Passo Fundo, centro regional do Testar RS implantado pelo Governo do Estado”, disse.

Segundo Marly, é preciso que os municípios se mobilizem no sentido de fazer as coletas de material de pessoas que apresentam sintomas que indiquem a ocorrência do Covid-19. Ela informou que a maioria dos municípios da 19ª CRS já retirou, na sede do órgão em Frederico Westphalen, os kits para proceder com a coleta do material. “Testando mais pessoas teremos mais segurança e dados concretos em relação a quem está ou não contaminado, pois é uma doença nova e que gera muita incerteza e preocupação.”

Marly disse ainda que o resultado dos testes será conhecido em no máximo três dias. “O Testar RS é um amplo programa de testagem, com uma busca ativa de infectados, como disse recentemente o governador Eduardo Leite, possibilitando um direcionamento mais eficiente das estratégias de distanciamento social, buscando promover a quebra da cadeia de transmissão do vírus".

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895