Corpo de Bombeiros começa vistoria antes da abertura do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre

Corpo de Bombeiros começa vistoria antes da abertura do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre

Seis equipes da Divisão de Segurança Contra Incêndio (DSCI) percorrem os locais ao longo do dia

Felipe Faleiro

Inspeção é feita hoje e piqueteiros têm até amanhã para efetuar correções, se for o caso

publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) começou na manhã de hoje a vistoria nos 232 piquetes, além dos espaços de comercialização do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. Seis equipes da Divisão de Segurança Contra Incêndio (DSCI) da corporação percorreram os locais e conversaram com os piqueteiros, a fim de inspecionar os galpões para emitir os Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCIs) temporários durante o evento.

“Nossos objetos de inspeção são mais relacionados ao afastamento entre os espaços, presença de itens como extintores, iluminação de emergência, entre outros que possam garantir a segurança”, relatou a soldado Edna Alves, da Comunicação Social do DSCI, e que esteve presente na vistoria. Munidos de planilhas e com um olhar clínico, os técnicos do CBMRS verificaram cada detalhe, e apontaram possíveis melhorias a serem feitas conforme os regramentos.

Conforme Edna, como a vistoria é dinâmica, e o Parque Harmonia é grande, os resultados saem hoje mesmo, e os responsáveis pelos piquetes têm até amanhã para corrigir as falhas. “O responsável técnico protocola o plano no Corpo de Bombeiros, que baseia a inspeção conforme este documento”, relata a soldado. Como o evento começa nesta sexta-feira e vai até o próximo dia 20, os regramentos também valem por poucos dias, diferentemente de estruturas fixas.

No ano passado, dois piquetes pegaram fogo durante o Acampamento Farroupilha, à noite, quando não havia pessoas próximas. Por sorte, não houve feridos. Para este ano, não houve mudanças na forma como os locais são vistoriados, porém o caso trouxe algumas lições aos piqueteiros, especialmente quanto ao espaçamento. O diretor da Associação dos Acampados da Estância da Harmonia (Acamparh), Marcellus de Almeida, acompanhou os bombeiros durante a inspeção. 

“Este trabalho é fundamental, e buscamos seguir à risca as normas para que haja segurança a todos”, resumiu ele. Conforme Almeida, a vistoria dos Bombeiros é uma “garantia de tranquilidade”. “Os piqueteiros entendem como funciona o processo, então, se há alguma coisa irregular, ele corrige rapidamente. Sabemos que alguns galpões também estão em fase final de montagem, mas estes que entraram por último recebem bastante apoio dos demais”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895