Cidades

Corrida para Vencer o Diabetes reúne milhares de participantes no Parque Moinhos de Vento

Famílias inteiras percorreram os três quilômetros de percurso do evento realizado pelo ICDRS

Corrida reuniu milhares de participantes na manhã de domingo na Capital
Corrida reuniu milhares de participantes na manhã de domingo na Capital Foto : Camila Cunha

A 27ª edição da tradicional Corrida para Vencer o Diabetes marcou a manhã de domingo. Realizado no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o evento reuniu famílias inteiras em um clima de confraternização.

A corrida, que não tem caráter competitivo, mas participativo, é uma das principais fontes de arrecadação para o Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICDRS), referência no atendimento a crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.

Conforme estimativa da organização, a corrida reuniu cerca de 4 mil pessoas nesta edição. “Mesmo com o tempo nublado, as pessoas vieram, e isso mostra o quanto acreditam no nosso trabalho. O apoio da comunidade é essencial para que possamos seguir acolhendo e tratando nossas crianças e famílias”, destacou a superintendente do Instituto, Ana Bertuol.

A ação solidária surgiu junto com o projeto do ICDRS e, desde então, tornou-se um evento fixo no calendário da Capital. Segundo Ana, o recurso arrecadado com a venda das camisetas — que custam R$ 35 — ajuda a sustentar projetos de atendimento e educação em diabetes. “A corrida foi importante na construção do prédio do Instituto e continua sendo fundamental para manter e inovar nos projetos de assistência”, afirmou.

Veja Também

Presidente do ICDRS, o ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo do Internacional, Paulo Roberto Falcão, celebrou mais uma edição de sucesso. “É um momento especial. As pessoas curtem, vêm em família, caminham, correm, se divertem. Desde que começamos, o objetivo é esse, de confraternizar e unir a comunidade em torno de uma causa tão importante”, disse.

Entre os participantes, Jorge Rodrigues, de 69 anos, e o filho Benjamin, de 10, cruzaram juntos a linha de chegada. “Corro cinco vezes por semana, mas foi a primeira vez que participamos juntos. Um incentivo para ele começar no esporte e cuidar da saúde”, contou Jorge, empolgado por participar de uma competição junto do filho pela primeira vez.

O evento também marcou a última edição da corrida no Parcão. Em 2026, a atividade será transferida para a zona Sul de Porto Alegre, onde deve ganhar um novo espaço e ainda mais público.

O Instituto da Criança com Diabetes atende gratuitamente mais de 5,2 mil jovens de 332 municípios gaúchos, em convênio com o Grupo Hospitalar Conceição. O trabalho de atendimento especializado realizado pela equipe médica, somado ao acompanhamento contínuo, já resultou em 94% de redução nas internações hospitalares, consolidando o ICDRS como um dos maiores centros de referência no país no tratamento do diabetes tipo 1.