A 27ª edição da tradicional Corrida para Vencer o Diabetes marcou a manhã de domingo. Realizado no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o evento reuniu famílias inteiras em um clima de confraternização.
A corrida, que não tem caráter competitivo, mas participativo, é uma das principais fontes de arrecadação para o Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICDRS), referência no atendimento a crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.
Conforme estimativa da organização, a corrida reuniu cerca de 4 mil pessoas nesta edição. “Mesmo com o tempo nublado, as pessoas vieram, e isso mostra o quanto acreditam no nosso trabalho. O apoio da comunidade é essencial para que possamos seguir acolhendo e tratando nossas crianças e famílias”, destacou a superintendente do Instituto, Ana Bertuol.
A ação solidária surgiu junto com o projeto do ICDRS e, desde então, tornou-se um evento fixo no calendário da Capital. Segundo Ana, o recurso arrecadado com a venda das camisetas — que custam R$ 35 — ajuda a sustentar projetos de atendimento e educação em diabetes. “A corrida foi importante na construção do prédio do Instituto e continua sendo fundamental para manter e inovar nos projetos de assistência”, afirmou.
- DNIT executa obras de duas passagens inferiores na BR 116, em Novo Hamburgo, com prazo de conclusão de 1 ano
- Primeira edição do Desafio de Ciclismo Sesc Pontal reúne mais de 250 ciclistas em Porto Alegre
- Cavalgada reúne mulheres em apoio à campanha contra o câncer de mama em Sapucaia do Sul
Presidente do ICDRS, o ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo do Internacional, Paulo Roberto Falcão, celebrou mais uma edição de sucesso. “É um momento especial. As pessoas curtem, vêm em família, caminham, correm, se divertem. Desde que começamos, o objetivo é esse, de confraternizar e unir a comunidade em torno de uma causa tão importante”, disse.
Entre os participantes, Jorge Rodrigues, de 69 anos, e o filho Benjamin, de 10, cruzaram juntos a linha de chegada. “Corro cinco vezes por semana, mas foi a primeira vez que participamos juntos. Um incentivo para ele começar no esporte e cuidar da saúde”, contou Jorge, empolgado por participar de uma competição junto do filho pela primeira vez.
O evento também marcou a última edição da corrida no Parcão. Em 2026, a atividade será transferida para a zona Sul de Porto Alegre, onde deve ganhar um novo espaço e ainda mais público.
O Instituto da Criança com Diabetes atende gratuitamente mais de 5,2 mil jovens de 332 municípios gaúchos, em convênio com o Grupo Hospitalar Conceição. O trabalho de atendimento especializado realizado pela equipe médica, somado ao acompanhamento contínuo, já resultou em 94% de redução nas internações hospitalares, consolidando o ICDRS como um dos maiores centros de referência no país no tratamento do diabetes tipo 1.