Corsan executa projeto para tratar esgoto de Farroupilha

Corsan executa projeto para tratar esgoto de Farroupilha

A expectativa é de que em 2020 a estação de tratamento entre em operação

Celso Sgorla

As obras da Estação de Tratamento estão avançadas

publicidade

O município de Farroupilha, na Serra, com 70 mil habitantes, corre atrás do tempo perdido e espera que em 2020 possa começar a tratar o esgoto que produz. Atualmente,  a cidade não tem nenhum tipo de tratamento. O gerente da Corsan no município, Álvaro Jacobsen, informa que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Santa Catarina já está com as obras adiantadas e a previsão é de que no segundo semestre deste ano a primeira etapa esteja concluída. A intenção é de que em 2020 a estação esteja operando e com capacidade para tratar 35 litros por segundo.

O investimento nesta primeira etapa da ETE é da ordem de R$ 11,5 milhões. O projeto total contempla quatro etapas e,  ao final, terá capacidade de tratar 140 litros por segundo. Jacobsen falou também sobre o projeto das redes coletoras de esgoto,  que também terá que ser executado. A licitação já foi feita e está em fase de julgamento. A previsão é de que a execução do projeto comece ainda neste primeiro semestre de 2019.

Na primeira etapa, serão beneficiados os bairros Cruzeiro, Nova Vicenza, Bela Vista e Santa Catarina que possibilitará o tratamento de cerca de 20% do esgoto da cidade. Outro projeto de redes coletoras será implantado no bairro 1º de Maio. A licitação será realizada neste primeiro semestre e o projeto está estimado em R$ 21 milhões.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895