Corsan faz testes para colocar em operação a nova ETA de Santa Cruz do Sul

Corsan faz testes para colocar em operação a nova ETA de Santa Cruz do Sul

Com investimento de R$ 2 milhões, estação de tratamento opera 90 litros por segundo

Otto Tesche

A ETA compacta tem 18 tanques, dos quais 12 de filtros e outros seis decantadores

publicidade

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realiza durante esta semana os testes operacionais da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, em Santa Cruz do Sul, depois de fazer a interligação dos reservatórios na madrugada do último domingo. A estrutura, no bairro Pedreira, tem operação de 90 litros por segundo ou 324 mil litros por hora. As obras começaram em setembro do ano passado, e a conclusão ocorreu neste mês, com investimento superior a R$ 2 milhões.

A ETA compacta tem 18 tanques, dos quais 12 de filtros e outros seis decantadores. A estrutura representa um incremento de 20% na atual capacidade da estação. A próxima etapa para o início de operações será o teste nos tanques com água bruta, para verificar vazamentos. Após confirmação das condições, o procedimento seguinte será a instalação do mecanismo de filtragem da água e secagem dos componentes químicos. Depois, o sistema poderá entrar em operação, o que pode levar aproximadamente dez dias.

No próximo fim de semana, deve começar a interligação da nova adutora de 800 milímetros na BR 471, para captação de água bruta do lago Dourado. “Será um serviço complexo, que envolve peças feitas sob medida”, explica o gerente local da Companhia, Armin Haupt. Ele observa que haverá a desativação de duas adutoras de 300 milímetros, e o bombeamento será parcial, em uma adutora de 400 mm. Por isso, conforme o gerente, ocorrerá falta de água em alguns pontos, mas não é possível precisar os bairros.
 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895