Covid-19: especialistas recomendam testagem de pacientes com sintomas gripais

Covid-19: especialistas recomendam testagem de pacientes com sintomas gripais

Usuários que buscam atendimento com sintomas gripais deixam de ser testados e precisam pagar na rede privada

Felipe Samuel

Secretaria da Saúde destaca redução de mortalidade por síndrome respiratória aguda grave pelo Covid-19

publicidade

As unidades de saúde de Porto ALegre passaram a restringir os testes rápidos de antígeno nos casos de Síndrome Gripal a idosos, indígenas, pacientes com comorbidades, imunocomprometidos, gestantes e puérperas e indivíduos com esquema vacinal incompleto. A medida obedece uma decisão da Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre, de 22 de maio deste ano. No entanto, usuários que buscam atendimento com sintomas gripais deixam de ser testados e precisam pagar pelo exame na rede privada.

A medida municipal é rebatida por especialistas. Para o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Moinhos de Vento, Alexandre Zavascki, a restrição dos testes na rede pública pode impactar na rede de saúde. É importante a gente testar para estar preparado para outras coisas. “É importante testar para evitar o contágio, a gente não pode normalizar o contágio”, afirma. Zavascki alerta que a Covid-19 não desapareceu. E nada indica que vá desaparecer. “Se o paciente está com sintoma respiratório tem que testar para dar as orientações adequadas e, dependendo da situação, fornecer tratamento disponível e adequado para aquela condição, seja gripe ou Covid-19.”    

O chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Moinhos de Vento, Marcelo Gazzana, reforça a importância de disponibilizar testes à população. “Tem que continuar testando ainda, tem bastante casos, tem até mais Influenza do que Covid-19. Mas tem que continuar testando. Temos tratamentos específicos, doenças que não são incomuns mas que têm tratamento. Isso vale para Influenza e Covid-19. Até porque são doenças contagiosas, que podem ter impacto na saúde pública”, completa.

O que diz a Secretaria de Saúde de Porto Alegre

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre informa que a nota técnica de 22 de maio recomenda o uso racional de testes rápidos de antígeno nos casos de síndrome gripal, restringindo aos seguintes grupos de sintomáticos respiratórios: idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos, gestantes e puérperas e indivíduos sem esquema primário de vacinação contra Covid-19. A prescrição vem ao encontro da recomendação do uso racional por parte da Secretaria Estadual de Saúde.

Em nota, a SMS explica que as orientações gerais para testagem rápida no contexto do aumento de casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave consideram diversas questões, “como a declaração do fim da emergência de saúde pública nacional, o cenário epidemiológico em Porto Alegre da redução de mortalidade por síndrome respiratória aguda grave pelo Covid-19, o aumento da síndrome respiratória aguda grave por outros vírus respiratórios na Capital, o aumento dos atendimentos na rede assistencial por síndrome gripal e da demanda por testagem em momentos de sazonalidade de vírus respiratórios e a atual redução nos insumos de testes rápidos para Covid-19”.

A SMS reforça que orienta constantemente suas Unidades de Saúde. “Contudo, para os casos em que o paciente não se sinta devidamente orientado quanto aos testes, reforçamos o contato com a ouvidoria para que a Secretaria tenha ciência e reforce procedimentos para acolhimento inicial. O contato pode ser feito pelo 156 (opção 6) ou pelo WhatsApp (51) 3289-2656”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895