CPM auxilia com doações casa que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica em Canoas

CPM auxilia com doações casa que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica em Canoas

Atualmente, a casa de apoio “Oásis” presta suporte a nove mulheres e 11 crianças, número que oscila de acordo com a necessidade de auxílio

Fernanda Bassôa

publicidade

Nesta quinta-feira (13), foram entregues aos administradores da “Casa de apoio Oásis”, local que faz o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, itens de higiene pessoal e de embelezamento. Os donativos foram repassados pelas PMs do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) de Canoas, que arrecadaram no decorrer do mês de março durante uma ação solidária em alusão ao Mês dedicado à Mulher. Além de sabonetes, shampoos, condicionadores, gilete, pasta de dente, absorventes, maquiagens e cremes hidratantes para ajudar na autoestima, também foram arrecadados acessórios, roupas femininas, infantis e brinquedos, com a intenção de valorizar o lado humano destas mulheres, que também são mães. 

O Comandante do CPM, o coronel Márcio de Azevedo Gonçalves, disse que além da Patrulha Maria da Penha, a Brigada Militar tem várias ações sociais. “No mês de março sempre realizamos ações voltadas para o empoderamento da mulher, com alguma reflexão sobre o feminicídio e o machismo. Neste ano, além de homenagear nossas brigadianas, os sete batalhões que compõem o CPM se reuniram para ajudar a casa que acolhe as mulheres que são vítimas de violência doméstica. Geralmente estas vítimas de crimes silenciosos, que a BM tem uma dificuldade de combater porque acontece dentro das residências, saem de casa de forma muito rápida. Ás vezes, somente com a roupa do corpo. Então existe a necessidade destes produtos de higiene, limpeza e vestuário para os filhos. A nossa ideia foi arrecadar exatamente o que elas mais precisam e através desta ação levar um pouco mais de alento a estas mulheres que acabaram se encorajando em sair daquela opressão em busca de uma vida mais digna. A Brigada Militar se sente muito lisonjeada em poder de uma forma muito singela ajudar estas mulheres”, conclui o comandante do CPM.  

Além da BM, a Universal nas Forças Policiais (UFP), também foi parceira da ação, auxiliando na arrecadação e entrega de donativos. O coordenador da UFP no RS, pastor Leonardo Álvaro dos Santos, explica que o programa UFP presta assistência tanto social, quanto espiritual e valorativa aos policiais. “Nós trabalhamos em parceria com todas as Forças de Segurança. A nossa intenção é valorizar esses heróis que protegem a sociedade ajudando eles em suas ações, que também beneficiam a sociedade como um todo.” 

A coordenadora da Casa, a psicóloga Juliana Carvalho dos Santos, explica que o local acolhe mulheres vítimas de violência doméstica, que tenham medida protetiva, e que são encaminhadas pela rede de assistência. “Essas mulheres chegam fragilizadas, com os filhos, as vezes somente com a roupa do corpo. Neste momento é que propomos o acolhimento através de um banho quente, uma palavra e depois disso fazemos um trabalho com elas. Através da escuta tentamos compreender um pouco da história, o que aconteceu, qual foi a situação que fez ela chegar até ali. Depois, fazemos um planejamento com ela e realizamos outros encaminhamentos.” Segundo Juliana, a casa está sempre atrás de recursos para oferecer o melhor para estas mulheres que são diariamente acolhidas.       

Atualmente, a casa de apoio “Oásis” presta suporte a nove mulheres e 11 crianças, número que oscila de acordo com a necessidade de auxílio. No local estão acolhidas vítimas de Gravataí, Alvorada e Esteio. Outras doações podem ser feitas pelo pix 36751059000169 (em qualquer valor em dinheiro) ou direto no endereço Rua Visconde do Rio Grande, nº 85, Porto Alegre. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895